Aeroporto Santa Maria em Campo Grande começa a receber sistema de iluminação nas pistas para garantir voos noturnos

Começou na segunda-feira (28) a obra de implantação do sistema de iluminação das  pistas de pouso e decolagem e taxiamento do Aeródromo Santa Maria, em Campo Grande. O balizamento noturno, além de garantir que o aeródromo opere em qualquer período do dia, possibilitará ao Santa Maria operar como auxiliar do Aeroporto Internacional, podendo receber, inclusive, aeronaves em situação de emergência. Hoje, o número de voos no Santa Maria pode chegar a 60 em um único dia.

 

O governador Reinaldo Azambuja autorizou, em 2019, um crédito suplementar à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), no valor de R$ 2,5 milhões, para que o trabalho de balizamento fosse concretizado. Com o projeto, um dos objetivos do Governo do Estado é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte no Aeroporto Internacional, além de garantir mais segurança operacional.

 

Com o fim do processo de licitação, a empresa responsável pela obra já iniciou o serviço de topografia, que descreve exatamente o terreno a ser trabalhado. “Os primeiros passos da obra já foram dados. Serão imensos os benefícios que o balizamento irá trazer. O Aerórdomo de Santa Maria poderá funcionar como auxiliar e isso acaba desafogando o Aeroporto Internacional”, comentou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith.

 

Criado no início dos anos de 1980, o Santa Maria possui duas pistas, uma de pouso e decolagem (com 1,6 mil metros de extensão e 30 metros de largura), e outra para o taxiamento da aeronave (com 1,5 mil metros de comprimento e 23 metros de largura).

 

Serviço de topografia sendo realizado

 

Situado na região leste de Campo Grande (saída para Três Lagoas), o aeroporto funciona apenas por meio de procedimentos visuais (durante o dia), atendendo basicamente os produtores rurais e as empresas de fretamento de aeronaves.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também opera no local com uma unidade regional da Divisão de Operações Aéreas (DOA), utilizando um helicóptero patrulha Bell B407. A Força Aérea Brasileira (FAB) também utiliza o aeródromo para realizar operações de paraquedismo, entre outras atividades  de treinamento, devido a localização e características do Santa Maria.

 

Para a PRF, o novo sistema de iluminação dará maior agilidade operacional às tarefas da unidade, além de maior controle e segurança de voo, seja sob chuva ou tempo parcialmente nublado, conforme informou, à época do lançamento da licitação, o inspetor Tércio Baggio, destacando a importância do investimento do Estado.

 

Para os proprietários dos hangares, as operações noturnas vão intensificar a aviação executiva.

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