Alunos da Escola do Sesi de Maracaju constroem máquina de ondas com material de fácil acesso durante aula online

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas online das escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul continuam e, na unidade de Maracaju, os alunos da 3ª série do Ensino Médio utilizaram materiais de fácil acesso e até mesmo reutilizáveis para construírem um simulador de ondas. Eles produziram em suas casas o experimento da melhor forma possível para a compreensão e aplicação de conceitos físicos aprendidos durante as aulas remotas da disciplina de Física.

 

Segundo a professora Patrícia Gonçalves de Freitas Cervi, que lecionada a disciplina de Física, a aula teve como objetivo instigar os alunos, fazendo com que eles desenvolvessem habilidades para aprimorar e aplicar seus conhecimentos em relação ao conteúdo de Fenômenos Ondulatórios. “Na primeira semana do mês de abril, o conteúdo referente aos Fenômenos Ondulatórios foi explicado via aula online na ferramenta TEAMS, da Microsoft, para todos os alunos da turma e, dentre os assuntos estudados, falamos sobre a propagação de ondas”, relatou.

 

Ela completa que diferenciou vários fenômenos e explicou sobre a produção de um experimento simples, chamado de “máquina de ondas”, em que os alunos puderam visualizar a propagação de energia de uma onda. Após a explicação foi lançado o desafio da produção de uma máquina de ondas e os estudantes tiveram de escolher os materiais, como palitos de churrasco e também adaptaram com massinhas de modelar, palitos de dente e até com jujubas.

 

“A aula teve grande participação e empenho dos alunos, visto que a maioria conseguiu terminar e executar o que lhes foi proposto. Eles conseguiram executar a montagem com êxito e aplicaram conceitos de ondulatória em uma aula mais descontraída e atraente. A execução foi gravada, anexada nos arquivos do TEAMS e compartilhada com todos”, detalhou Patrícia Gonçalves de Freitas Cervi.

 

A docente reforça que, ao ver os alunos se empenhando para produzir o experimento mesmo diante do momento atual, a esperança é renovada. “Acredito a cada dia que estamos trabalhando da melhor maneira possível e consigo notar a evolução e o aprendizado de nossos alunos, que também estão dando o seu melhor para compreenderem o que lhes está sendo passado”, pontuou.

 

O aluno Kaynã Santana Damacena destaca que a atividade proposta pela professora da disciplina de Física foi muito interessante e todos os alunos aprovaram. “O trabalho referente a máquina de ondas foi particularmente muito importante, pois colocamos em prática os conceitos físicos e teóricos expostos. Além disso, a construção do experimento serviu para reforçar o que foi explicado por meio da aula online, algo que é muito importante para a aprendizagem de fato”, avaliou.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO