Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul põe fim à escala de revezamento e retoma período integral

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) volta a funcionar em período integral a partir desta segunda-feira (28), colocando fim à escala de revezamento de funcionários adotada desde o dia 20 de março, considerando a situação de calamidade pública e de emergência decorrente da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).

 

Por determinação do presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, a escala de revezamento entre os funcionários estabeleceu a partir de 20 de março horário de expediente interno das 7h às 12h a fim de evitar eventuais aglomerações.

 

O anúncio sobre o retorno às atividades normais foi feito na sexta-feira (25) pelo diretor Financeiro da entidade, Diego Abud.O retorno ao expediente normal de trabalho, segundo ele, obedecerá as mesmas regras de distanciamento social e uso de máscaras de proteção e álcool em gel.

 

Desde o início da pandemia que a Assomasul tem adotado todas as medidas preventivas recomendadas, incluindo distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel entre os diretores e funcionários como forma de evitar contaminações pela doença.

 

Durante esse período, a diretoria da Assomasul também  recomendou a suspensão temporária das aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, entre outras medidas restritivas, além de aconselhar os prefeitos a decretarem contenção de gastos em seus municípios nesse momento em que as autoridades públicas e a população passam por um período de turbulência por conta da forte repercussão mundial em decorrência da doença que registra contaminações e mortes a cada dia.

 

Caravina também determinou a paralisação temporária da 17ª Copa Assomasul de futebol e a suspensão de atividades internas agendadas no auditório e na sala-multiuso na sede da entidade, em Campo Grande.

 

Máscaras e termômetros

 

Caravina observa que diretoria vem fazendo, desde o início da pandemia, um trabalho de orientação de apoio aos 79 municípios e também ações concretas de combate ao coronavírus.

 

Ele destaca que em parceria com o projeto “Corona Vidas”, de Dourados, e outras instituições, a Assomasul distribuiu mais de 20 mil máscaras de proteção facial (faceshields Shields) a profissionais que atuam na área de saúde pública nos municípios do Estado.

 

Em 19 de agosto, durante solenidade simples e obedecendo as regras de distanciamento social, o dirigente entregou 500 aparelhos comprados pela Assomasul como parte de mais uma ação social visando combater o aumento do índice de contaminação da doença.

 

Certificado pelo Inmetro, os aparelhos são munidos de sensor infravermelho, que mede a temperatura a partir do calor da superfície corporal da pessoa.

 

Além de eficaz, não há nenhum contato com a pessoa, e o resultado sai na hora. Se a temperatura estiver acima do normal, soa um bipe diferente.

Destaques

Política

Conselho de Ético: Ato da Mesa não permite reunião

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Jayme Campos (DEM-MT), informou que ainda espera uma posição da Comissão Diretora sobre uma possível revogação da Ato da Mesa Diretora 7, de 2020, que impede as reuniões presenciais no Senado durante o período da pandemia.   — É fundamental essa revogação. Não tenho autoridade […]