Com apoio da indústria laticínia, Semana Estadual do Leite começa hoje com programação virtual e segue até o dia 7

A tradicional Semana Estadual do Leite, realizada anualmente para comemorar o Dia Mundial do Leite em 1º de junho com um conjunto de ações que buscam chamar a atenção para relevância do consumo da bebida, produtos ofertados e desafios da cadeia, este ano terá um formato diferenciado. Diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a solução foi organizar uma programação toda online com atividades que começam neste domingo (31/05) e prosseguem até o próximo dia 7 de junho.

 

A Semana do Leite contará com lives com diversas palestras, desde a conjuntura estadual e indicadores da cadeia produtiva, debates sobre a sanidade e gestão na bovinocultura de leite até cursos, lançamento de música e aula de culinária. Os interessados podem assistir tudo pelas redes sociais do deputado estadual Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa, e da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Segundo a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias Laticínias de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, o grande diferencial deste ano, além da programação online, é a campanha “Mais que doação, um ato de amor pela vida”, que busca arrecadas leite pasteurizado para ser doado a famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

“Foi uma mobilização dos produtores, que doaram parte da produção e alguns laticínios estão fazendo gratuitamente o processo de pasteurização e de envase desse leite. Quem também quiser ajudar, pode comprar e entregar nos nossos postos de coleta nas unidades do Comper da Capital”, afirmou a líder empresarial Milene Nantes.

 

Ainda conforme a presidente do Silems, a ideia esse ano é mostrar a força do setor do leite para contribuir com a sociedade. “Geralmente aproveitamos esse momento para apresentar ao governo as principais demandas de produtores e indústrias, mas acreditamos que nessa situação de pandemia, também devemos colocar nossos esforços para ajudar quem mais precisa”, ressaltou.

 

Para o deputado estadual Renato Câmara, o evento é uma grande oportunidade para dar visibilidade à atividade leiteira em Mato Grosso Sul na busca por novos mercados, além de representar um importante avanço nas ações de discussão e execução de políticas públicas e privadas relacionadas à produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados.

 

“Qualquer política pública que fortaleça a produção leiteira, especialmente na agricultura familiar, somente terá sucesso se todos nós remarmos para o mesmo lado. É importante defender os interesses dos produtores, compatibilizando com a indústria e o mercado”, finalizou o parlamentar.

 

Confira a programação das lives da Semana Estadual do Leite:

 

31/05 | Domingo

16 horas – Shows com Rafha e Leo, Luis Fernando e Zé Miguel e Cléber e Fernando (Batô) e aula de culinária com o chef Daniel Barbosa

 

02/06 | Terça-feira

18 horas – Live sobre conjuntura estadual e indicadores do ATeG – Leite no MS e sobre sanidade e gestão na bovinocultura de leite

 

03/06 | Quarta-feira

18 horas – Live com palestra sobre utilização de aditivos na silagem de Capiaçu

 

04/06 | Quinta-feira

18 horas- Live sobre organização de grupos

 

05/06 | Sexta-feira

18 horas – Live sobre benefícios lácteos

 

07/06 | Domingo

18 horas – Live de culinária com o deputado Renato Câmara

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO