Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul faz levantamento em locais que abrigam idosos para avaliar prevenção

A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), está realizando um levantamento sobre como as instituições que cuidam de idosos estão aplicando as medidas de prevenção à covid-19.

 

O coordenador do núcleo, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, explica que os dados serão coletados em todas as comarcas de Mato Grosso do Sul através de um questionário aplicado pelas defensoras e defensores públicos.

 

“Nossa proposta é ter informações de como esses locais estão mantendo a rotina de cuidados com os idosos associada às ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Buscamos saber no questionário a quantidade de pessoas que trabalham e residem no local, o quadro de saúde dos idosos, a rotina de higienização dos profissionais e o distanciamento/isolamento das áreas de uso comum”, afirma. 

 

O levantamento foi um dos temas discutidos na reunião virtual da Frente Parlamentar do Idoso, realizada na quinta-feira (7), sob a coordenação do deputado Renato Câmara.

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também participou do encontro, representada por Neiva Cristina Barbosa dos Santos, e destacou algumas medidas que estão sendo viabilizadas junto às instituições reforçando o uso de equipamentos de proteção individual dos profissionais que trabalham com os idosos e a possibilidade de envio de testes rápidos para diagnosticar a Covid-19. Os testes serão aplicados nos idosos e profissionais.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO