Universidade Federal de MS: Pesquisadores participam do festival Pint of Science em bares da Capital e Aquidauana

Pelo segundo ano consecutivo em Campo Grande, e pela primeira vez em Aquidauana, com organização local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será realizado na próxima semana, de 20 a 22 de maio, o festival internacional de divulgação científica Pint of Science.

 

Os pesquisadores estarão reunidos em bares da Capital e de Aquidauana para bater papo com o público, esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas em áreas do conhecimento.

 

Em Campo Grande, os temas são “Futuro das tradições nos museus de ciências”, “alternativas sustentáveis para o controle de doenças”, “Inteligente ou adaptativo, seu lar é onde você está! Inovação ou mobilidade, qual é a sua?”, “Tuberculose atrás das grades”, “Práticas e saberes das mentes” e “Barragem em MS, Contaminação e Saúde Humana”. O evento tem a participação de pesquisadores da UFMS e de outras instituições de ensino e pesquisa, com coordenação local da professora Ana Paula da Costa Marques, do Instituto de Biociências (Inbio/UFMS).

 

Já em Aquidauana, os participantes irão debater sobre “A homeopatia me curou e outros contos de fadas para adultos”, “Os nomes para a mandioca no Centro-Oeste: como pedir esse aperitivo (e ser compreendido)?”, “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, “Fungos na cerveja: Um casamento perfeito?”, “Diversidade genética de peixes do pantanal, conhecer para conservar. Estratégias para manutenção dos estoques pesqueiros” e “Corrupção X Estratégia Política: Como agem as empresas?”. A coordenação local é do professor Leandro Bezerra de Lima, do Campus de Aquidauana (CPAQ).

 

Entre os participantes da UFMS que participam do evento estão os professores Dênis Pires de Lima, do Instituto de Química (Inqui), que falará sobre “Detergentes Naturais para Combater Doenças Transmitidas por Aedes aegypti”, pesquisa premiada na Alemanha, e Maria Rita Marques, do Inbio, com o tema “Controle Biológico de Fungos Causadores de Doenças em Plantas”.

 

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 24 países promoverão o evento de forma simultânea. Brasil, onde o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, reunirá interessados em 85 municípios.

 

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

 

Fonte: UFMS

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO