Associação dos Construtores de MS aguardam decreto do prefeito para operários retornarem às atividades

A Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul) aguarda  o decreto que possibilita a retomada das pequenas obras na capital. O prefeito de Campo Grande, Marquihos Trad, já sinalizou que a partir da próxima segunda-feira, (30), serão retomadas obras que tenham até 20 funcionários.

 

“Nós entendemos a necessidade de isolamento conforme preconizam as autoridades em saúde em relação ao Covid-19. Porém, também temos a convicção de que o prefeito está agindo de maneira ponderada – como grande administrador que é – ao liberar os canteiros de obras porque o setor não pode ficar parado por muitos dias”, avalia o presidente da Acomasul, Adão Castilho.

 

Segundo Castilho, que também é vice-presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC), as pequenas obras empregam na capital cerca de cinco mil pessoas de forma direta. “Desde a última segunda-feira, (23), a maioria está em férias coletiva, mas se a quarentena nos canteiros de obras permanecesse por muito tempo, com certeza haveria demissão porque o pequeno empresário já vem sofrendo com a crise econômica que deixou o PIB negativo por cinco anos na construção civil”, explica Castilho.

 

Os pequenos empresários da construção civil são responsáveis por 42% dos imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida, e movimentam toda uma cadeia local na economia, por exemplo, lojas de material de construção, e profissionais liberais como arquitetos, engenheiros e corretores de imóveis.

 

O presidente da Acomasul afirma que esta semana de paralisação serviu para uma reflexão intensa sobre o valor da vida e também para rever hábitos de higiene. “Nós pequenos empresários vamos fornecer todos os mecanismos necessários de precaução ao coronavírus, e sabemos que o trabalhador vai levar para os canteiros de obras hábitos que ele adquiriu em casa, fazendo com que estejamos mais protegidos contra essa pandemia”, finaliza Castilho.

Destaques

Foto da semana – Aquário Natural – Baía Bonita (Bonito)

site http://www.aquarionatural.com.br