Gestão Integrada de Fronteiras divulga balanço da Operação Fronteira Segura Pantanal realizada em seis municípios

Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto foi desencadeada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON/DIV), em conjunto com todas as forças de segurança pública federais, a operação Fronteira Segura Pantanal, em seis municípios da região de fronteira pantaneira de Mato Grosso do Sul. Balanço das atividades foram divulgados ontem (2)

 

Durante quatro dias foram realizadas ações de policiamento ostensivo e preventivo, como blitzes e abordagens, fiscalização em estabelecimentos comerciais, cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em postos de distribuição de entorpecentes, bem como atividades de polícia judiciária, que tiveram como principal objetivo a redução dos índices de roubos e furtos de residências e de veículos na área urbana dos municípios de abrangência da operação. Ainda foram desencadeadas ações de fiscalização nas rodovias e estradas vicinais de acesso às regiões de fronteira, com pontos de bloqueios, visando o enfrentamento aos crimes transfronteiriços.

 

As ações segundo o secretário executivo do gabinete, coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, que coordenou as atividades, resultaram na abordagem de 8.680 pessoas, 4.515 veículos e 197 embarcações. Ao todo 102 notificações de trânsito foram confeccionadas, 27 veículos removidos para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 23 documentos recolhidos, 105 estabelecimentos comerciais vistoriados e 28 notificados.

 

Também foram cumpridos 39 mandados de prisão, 55pessoas presas em flagrante e 34 conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, além de nove adolescentes apreendidos e 24 mandados de busca e apreensão. As equipes ainda apreenderam 15 armas de fogo e recuperaram seis veículos.

 

Além das forças estaduais e federais de segurança, participaram da operação Fronteira Segura Pantanal as equipes da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do 6° Distrito Naval, bem como da Polícia Nacional Boliviana que atuaram conjuntamente com as demais instituições em ações simultâneas nesta região de fronteira.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO