Mato Grosso do Sul e Bolívia alinham projetos de interesse comum de desenvolvimento para região de fronteira

O governador Reinaldo Azambuja recebeu na tarde de ontem (14) o embaixador da Bolívia no Brasil, Wilfrido Rojo Parada, e o cônsul do país vizinho em Corumbá, Enrique Gonzales Antelo, para alinhar projetos de interesse em comum que prometem desenvolver a região de fronteira de Mato Grosso do Sul. O encontro aconteceu na governadoria, em Campo Grande.

 

As tratativas dos governos boliviano e sul-mato-grossense giraram em torno da compra direta do gás natural da Bolívia; da estruturação da hidrovia Paraguai-Paraná, com dragagem do Canal do Tamengo; e da melhoria da infraestrutura ferroviária nos dois países, especificamente no trecho da Malha Oeste (Bauru-Corumbá), que integra a Ferrovia Transamericana – corredor interoceânico que liga os portos de Santos (SP) e Arica (Peru).

 

Reinaldo Azambuja destacou a importância da Bolívia como parceiro estratégico de Mato Grosso do Sul e se comprometeu em articular junto ao Ministério da Infraestrutura do Brasil o avanço dos projetos ferroviário e hidroviário, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que ficará à frente das discussões junto ao País vizinho.

 

“O governador se posicionou nesses pontos que são importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o secretário. “Trabalhando a integração Mato Grosso do Sul-Bolívia podemos avançar nesses projetos meio ambiente, economia e logística que são de interesse mútuo entre os dois governos”, completou Jaime Verruck.

 

Empresários bolivianos, membros do governo de Santa Cruz e o secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul) também participaram da reunião técnica.

 

Destaques

Política

Vereadores aprovam reajuste zero da taxa do lixo

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (26), nove projetos. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, as sessões são realizadas em plenário, mas sem a presença do público ou da imprensa, e são transmitidas por meio do Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) e no Youtube (https://www.youtube.com/camaramunicipalcg) da Casa de Leis.   Em regime […]