UFMS: Pesquisa multicêntrica reúne 11 instituições para avaliar impacto da Covid-19 na vida de estudantes e servidores

Onze instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizam em conjunto pesquisa multicêntrica para analisar a relação entre a pandemia da Covid-19 com as condições de vida e estilo de vida de docentes, discentes e técnicos dessas unidades.

 

Intitulada “Impacto da pandemia Covid-19 no estilo de vida de discentes e servidores de instituições de ensino superior”, a pesquisa será realizada por meio de questionário em duas aplicações. Nessa primeira fase, o questionário pode ser respondido até o dia 10 de outubro. Nova aplicação será feita no mês de dezembro.

 

Com a coordenação nacional de Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Federal do Amazonas, na UFMS tem a coordenação do professor Dirceu Silva (Faed).

 

São necessários, pelo menos, 400 participantes de cada instituição nas duas aplicações, sendo que algumas já registram mais de duas avaliações respondidas. Participam ainda da pesquisa a Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Viçosa, Faculdade de Santa Maria e Centro Universitário União de Ensino do Sudoeste do Paraná.

 

“Essa pesquisa envolve a análise do estilo de vida a partir de cinco atividades centrais: atividade física, alimentação, controle de estresse, relacionamento e comportamentos preventivos. Em cada um desses itens existem questões no questionário para serem avaliadas e respondidas pelos voluntários”, explica o professor Dirceu.

 

Os resultados poderão ser utilizados por instituições de ensino superior no Brasil, e será fundamental para guiar ações principalmente após a atual pandemia ou em caso de pandemias futuras.

 

“Vamos identificar o estilo de vida das pessoas e como se modificou ao longo desse período da pandemia. Os resultados devem ser divulgados em 2021, com o relatório, que será enviado aos voluntários participantes, e as publicações de artigos”, diz.

 

Para participar, clique aqui.

 

Mais informações em https://instagram.com/estilodevida_covid19?igshid=rjs797txyt6o ou pelo email evdpcovid19@gmail.com.

 

Fonte: UFMS

Destaques

Política

Senador quer criar CPIs sobre ações do governo

O líder da minoria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), informou que está colhendo assinaturas para criar duas comissões parlamentares de inquérito, do Senado e do Congresso Nacional, para apurar as “ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”.   O número mínimo necessário para instalar a Comissão Parlamentar Mista de […]