Em conjunto: Prefeito de Corumbá e cônsul da Bolívia discutem ações contra o avanço da Covid-19 e situação na fronteira

O prefeito Marcelo Iunes reuniu-se com o cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul, Simons William Durán Blacutt ontem (7). O encontro definiu, para próxima semana, a realização de uma agenda entre autoridades em saúde de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro para tratar de ações contra a Covid-19.

 

Iunes detalhou como é feito o trabalho de enfrentamento ao covid-19 na cidade e a organização logística do Município para realizar a vacinação contra a doença. Até a terça-feira, 06 de abril, Corumbá aplicou 18.165 doses da vacina (entre 1ª e 2ª doses).

 

De acordo com o prefeito, o trabalho de imunização realizado em Corumbá e também nas cidades bolivianas, que fazem fronteira com o município pantaneiro, tem se mostrado eficaz. “Todos os pacientes suspeitos da variante do novo coronavírus, apontados em Corumbá, deram negativo. Houve a situação do paciente que veio de Manaus, mais foi adequadamente tratado. É importante que os irmãos bolivianos se tranquilizem que não há a variante em Corumbá. Temos uma amizade histórica com os bolivianos e que as autoridades do país avaliem com carinho a situação do trânsito na fronteira da Bolívia, uma vez que a vacinação está bastante acelerada em Puerto Quijarro e Puerto Suárez”, disse Marcelo Iunes.

 

“Agradecemos ao prefeito Marcelo pela colaboração que deu ao nosso povo, no ano passado, para aliviar a situação das fronteiras. A atuação dele junto às autoridades brasileiras permitiu que a questão fosse tratada com uma visão humanitária e isso, nunca vamos esquecer”, disse o cônsul Simons Durán. “Definimos uma reunião conjunta para que nossas equipes de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, Corumbá e Ladário possam iniciar uma estratégia de combate ao covid-19. O prefeito Marcelo Iunes se dispôs a constituir uma ação diplomática para uma reunião bilateral para discutirmos seguridade médica”, complementou a autoridade consular.

 

Também participaram da agenda o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, o assessor especial Élbio dos Santos Mendonça, e a agente consular Jackeline Montaño.

Destaques

Política

Após ação do Coronel David, Estado retoma promoções

Nova solicitação do deputado estadual Coronel David (sem partido) foi atendida pelo Governo do Estado ontem (9). Desta vez, o parlamentar conseguiu garantir a retomada das publicações das promoções dos militares estaduais que estavam atrasadas.   Após ouvir a reivindicação dos militares, o deputado se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja e expôs, mais uma […]