Reitor e vice-reitora falam sobre projetos e desafios para a próxima gestão em entrevista na Rádio Educativa UFMS

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo concederam entrevista, na sexta-feira (25), à Rádio Educativa UFMS 99,9. Os gestores falaram sobre a nomeação feita pelo o presidente da República, Jair Bolsonaro, para o mandato de 2020 a 2024, publicada nesta semana no Diário Oficial da União. Turine e Camila ficaram em primeiro lugar na consulta à comunidade universitária e sua chapa foi a mais votada nos três segmentos: estudantes, técnicos e docentes. O novo mandato começa em 26 de outubro e termina em 24 de outubro de 2024.

 

De acordo com o diretor de programação da Rádio Maciel Dias a entrevista foi transmitida ao vivo dos estúdios e seguiu as normas previstas no Plano de Biossegurança da Agência de Comunicação Social e Científica. “Foram observados todos os cuidados de segurança e também distanciamento, para isso utilizamos os dois estúdios da rádio, que se comunicam. O apresentador e a jornalista ficaram no estúdio do ar, o reitor e a vice, no estúdio de gravação. Apenas durante a entrevista ao vivo, as máscaras foram retiradas, para não comprometer a qualidade e a compreensão do áudio”, explicou Maciel.

 

Os gestores foram entrevistados pela jornalista Bárbara de Menezes e pelo apresentador Valdir de Sousa, no Radiojornal UFMS. “Agradecemos a comunidade pelo apoio no processo de consulta e também agradecemos o ministro da Educação Milton Ribeiro e o presidente Jair Bolsonaro pela confiança”, disse o reitor. A nomeação foi feita um mês antes do término do mandato. “Temos ainda um mês para conversar com as lideranças da universidade e ajustar o planejamento para a próxima gestão”, comentou o reitor. “Vamos assumir a próxima gestão no dia 26 de outubro com muita garra, energia e felicidade”, comemorou Turine.

 

O reitor e a vice falaram sobre os vários projetos previstos no plano de trabalho. “Devemos dar continuidade às ações de inclusão e a formação dos jovens com qualidade, trabalhando fortemente na redução de taxas de evasão e inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho”, explicou o reitor. “Já estamos em processo adiantado de internacionalização e pretendemos fortalecer essa integração a fim de criar um ambiente internacional na UFMS. Empreendedorismo e inovação também para nós é muito importante, pois nosso estudante tem que ser protagonista da própria história. Também continuamos a aprimorar os mecanismos de gestão e governança, combatendo qualquer tipo de irregularidade. Temos que ser exemplo pra sociedade”, disse Camila. Os gestores também falaram sobre incentivos e editais de fomento, aumento da produção científica, sobre os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 na rotina das atividades e fizeram um balanço dos quatro anos à frente da UFMS.

 

“Queremos abrir a Universidade cada vez mais, fortalecer o processo de ensino e caminhar na certeza que somos líderes e podemos brilhar ainda mais”, enfatizou Camila. “Vamos, juntos, implementar grandes projetos, com otimismo, responsabilidade, serenidade e bom senso na gestão e governança”, destacou o reitor.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui.

Destaques