SAMU de Aquidauana desenvolve cápsula de segurança para transporte de pacientes positivos ou suspeitos de coronavirus

A partir de agora, os pacientes positivos ou suspeitos de coronavírus, que necessitarem do atendimento do SAMU de Aquidauana, serão transportados em na ambulância em uma cápsula de segurança. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, criou artesanalmente, mas com especificação técnica de segurança em saúde, esse novo equipamento de proteção coletiva, que é protege tanto o paciente quanto os profissionais de saúde, que atuam nas guarnições 24 horas por dia e nos 07 dias da semana.

 

A estrutura da cápsula envolve cano PVC e cobertura de plástico. Na prática, a cápsula de proteção impede que gotículas produzidas pelo paciente atinjam a equipe, o interior da viatura e o que estiver à sua volta, reduzindo, assim, o potencial de contaminação.

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana fornece os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que vem suprindo todos atendimentos realizados pelo SAMU de Aquidauana e garantem mais segurança aos profissionais. “Agora com a capsula, nossa segurança aumentou nos atendimentos da Covid-19 e também fica mais ágil a higienização da viatura, afirmou Maria Irene, coordenadora municipal do SAMU.

 

A iniciativa da capsula surgiu após a dificuldade dos colegas em fazer toda a higienização da ambulância depois de carregar suspeitos da doença no veículo. “Vimos que o processo de limpeza da viatura era muito demorado, as vezes ficávamos inoperante por uma hora para realizar a descontaminação da ambulância, hoje, a higienização com a cápsula dura em média 20 minutos”, disse Héverton Bastos, técnico em enfermagem do SAMU de Aquidauana.

 

 

A ideia da capsula já é utilizada pelo SAMU de Palmas e em Brasília e nos estudos da equipe de Aquidauana, eles decidiram também adaptar e criar a capsula para uso do SAMU local.

 

 

“Ficamos felizes com a iniciativa, porque, afinal de contas, a ideia é salvar vidas e não contaminar as pessoas e os profissionais de saúde com a doença”, enfatiza Maria Irene, coordenadora municipal do SAMU.

 

 

Além da capsula, devido ao aumento de casos em nosso município e nosso serviço ser essencial nesta pandemia e visando diminuir o risco de contaminação das guarnições de serviço, o SAMU providenciou de imediato, há alguns dias, o envelopamento de uma das suas viaturas de Suporte Básico de Vida, que está direcionada para atendimento de casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO