Santa Casa de Campo Grande isola linha privada para melhor segurança nos atendimentos aos pacientes

A Santa Casa de Campo Grande definiu, durante este período de enfrentamento à covid-19, um novo fluxo de entrada de pacientes na urgência e emergência do Prontomed, linha privada do hospital, para garantir maior segurança nos atendimentos realizados. Uma ala foi totalmente isolada e separada do prédio principal e do contato com os demais pacientes que procuram a unidade para atendimento de outras doenças.

 

Com a mudança, o Prontomed conta hoje com duas entradas 24h e, tanto pacientes quanto ambulâncias, desde a chegada na unidade privada, são orientados por sinalização específica a seguir para locais diferenciados entre pacientes “sintomáticos respiratórios” e “não sintomáticos respiratórios”.

 

 

De acordo com o médico coordenador do Prontomed, Dr. Amauri Viana, a segregação de pacientes sintomáticos e assintomáticos, desde sua chegada na unidade, garante ainda mais segurança aos pacientes de outras patologias, aos profissionais do setor e também ao prédio principal da Santa Casa, onde são realizados os atendimentos de alta e média complexidade, incluindo os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência.

 

“Essa iniciativa visa a segurança do paciente, da equipe assistencial e a gestão de recursos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além de não expor outros pacientes a um ambiente com potencial de casos do novo coronavírus, é garantido o atendimento por uma equipe dedicada a esse perfil”, disse Dr. Viana.

 

O percurso a ser percorrido para o atendimento médico foi definido pelo Comitê Interno de Enfrentamento à covid-19 e, como parte das adaptações na logística do setor designado para os pacientes com sintomas respiratórios, 11 leitos foram adaptados, sendo cinco para internação, três de observação e três de emergência, além da criação de salas de paramentação e desparamentação exclusivas para os profissionais da linha de frente da unidade privada.

 

 

Centro Médico

 

 

O atendimento ambulatorial voltou de forma gradual respeitando o distanciamento social, considerando as determinações das autoridades em saúde.  Com mais de 25 especialidades e preços mais acessíveis à população, o Centro Médico realizou cerca de 40 mil consultas e exames, só em 2019.

 

A gerente do Centro Médico e do Prontomed, Karina Silva, destaca que a maior preocupação neste momento é evitar o agravamento de outras doenças em pacientes que precisam procurar o pronto atendimento ou o ambulatório. “É importante que os pacientes busquem atendimento e mantenham os exames de rotina, que não deixem o quadro de saúde se agravar em casa, com receio de vir ao hospital. Temos sala de emergência, sala de observação e, havendo necessidade de internação, esse paciente é direcionado aos setores que foram isolados do atendimento aos casos suspeitos da covid-19”.

 

 

 

Os convênios atendidos pelo Prontomed são: Cassems (para atendimento adulto acima de 14 anos), Mapfre Assistência, Saúde Caixa Funcef, Imcas (Instituto Municipal dos servidores de Coxim de Assistência Social), Inaf (Instituto Nacional de Assistência Familiar), Grupo Nippon, Postal Saúde (Correios), Proasa, Fameh (Ministério Público), Funsa (Base Áerea), Unisaúde/MS, e Plano Santa Casa Saúde.

 

O Centro Médico da Santa Casa está situado na Avenida Mato Grosso, n° 351, esquina com a rua 13 de Maio e os convênios atendidos são: Economy Brasil, El Kadri, Imcas (Instituto Municipal dos servidores de Coxim de Assistência Social), Medplan, Nippon, Pax Campo Grande, Proasa, Grupo Amparo, Plano Santa Casa Saúde e particular (tabela social).

 

As consultas no Centro Médico podem ser marcadas via telefone pelo número da Central de Agendamento: (67) 3322-4400.

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