UFMS aparece pela primeira vez no ranking das melhores instituições superiores de ensino da América Latina

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) completou no dia 5 de julho, 41 anos de federalização, um patrimônio para o Estado de Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez na sua história, a UFMS figura no ranking das melhores universidades da América Latina – Top América Latina. A UFMS é uma das 61 universidades que entraram no levantamento da publicação britânica Times Higher Education (THE).

 

A UFMS aparece na posição 126+ alcançando a faixa geral entre 15.1 e 29.3, considerando os mesmos critérios analisados no ranking mundial, agrupados em cinco áreas: Ensino (24), Pesquisa (28.5), Citações (25.8), Internacionalização (25), e Indústria/Transferência do Conhecimento (42.8). O ranking da América Latina também considera as características específicas da região.

 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, o resultado reforça o investimento da UFMS no ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. “O fomento à divulgação científica para disseminar o conhecimento produzido na Universidade é fundamental, com o crescimento expressivo do número de artigos na base Scopus de pesquisadores da UFMS. Desde 2017, a UFMS investiu mais de R$ 7 milhões em editais de fomento, com recursos próprios. Com esse esforço, os resultados aparecem”, enfatizou.

 

O resultado do ranking das melhores universidades da América Latina de 2020 foi divulgado ontem (7) durante um seminário que discutiu os desafios para a educação na região durante e após a Covid-19. Este ano, o ranking incluiu 166 universidades de 13 países da América Latina e Caribe, acima das 150 instituições de 12 países listadas no ano passado.

 

Apesar de não ocupar liderança do ranking, que é do Chile, o Brasil possui sete instituições entre as dez melhores da região, todas públicas. Segundo o THE, o Brasil também é mais uma vez o país mais representado no levantamento, com 61 instituições, seguido pelo Chile, com 30, e Colômbia, com 23.

 

Nos últimos cinco anos, houve um crescimento contínuo das instituições brasileiras no ranking da América Latina, passando de 23 universidades, em 2016, para 61 este ano.

 

Acesse as informações completas do Latin America University Ranking 2020.

 

Times Higher Education

 

Todas as informações referentes às posições alcançadas pela UFMS são públicas e estão disponíveis no portal do Times Higher Education, uma das publicações mais respeitadas de avaliação do ensino superior do mundo. No ano passado, a UFMS entrou pela primeira vez no World University Ranking 2020, que avaliou 1.397 instituições de 92 países. A UFMS foi classificada em 1001+, com uma pontuação geral na faixa entre 10.7 a 22.1.

 

Segundo o site da publicação britânica, o THE World University Ranking é organizado desde 2004. “Todos os dados são auditados independentemente pela empresa de serviços profissionais PricewaterhouseCoopers (PwC), tornando o THE World University Rankings o único ranking mundial de universidades a ser submetido a um exame completo e independente desta natureza”.

 

Fonte: UFMS

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO