Em Douraos, vandalismo sistemático preocupa e prefeitura vai acionar forças de segurança

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), vai acionar as forças de segurança diante da onda anormal de vandalismo que espaços públicos e estruturas têm sofrido nos últimos meses. O entendimento da administração é de que, com um vandalismo sistemático e constante, fica evidenciada a necessidade de investigação e ação mais efetiva dos órgãos competentes.

 

Segundo o secretário Joaquim Soares, além de uma campanha pedindo que a população colabore denunciando as práticas criminosas, a Semsur vai acionar Delegacia Regional de Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Conselho de Segurança para que sejam feitas ações de combate a destruição do bem público.

 

“Temos nos deparado com situações de furto de fios, de tampas de bueiro e de grades de bocas de lobo, depredação de banheiros, denúncias de pessoas que quebram lâmpadas nos postes de iluminação, pessoas que defecam e passam fezes nas paredes das estruturas, entre outros problemas”, enumerou Joaquim.

 

O secretário disse ainda que, uma ou outra situação de vandalismo, de forma esporádica, está dentro dos padrões de normalidade, mas tem se notado ações recorrentes. “Na Avenida Guaicurus, por exemplo, são pelo menos 10 ocorrências de furtos, além de trechos da Marcelino Pires e, em alguns casos, situações em que uma pessoa sozinha, sem conhecimento ou sem ferramentas não conseguiria roubar os fios”, disse o secretário, que aponta que todo o problema gerado afeta a população e a cobrança recai sobre a Prefeitura.

 

“Todo o reparo tem dinheiro público aplicado. Dano dobrado para a população”, disse. “Tem algo esquisito. Arrumamos as coisas e alguns vão e quebram. Gera certa indignação até, como se fossem ações do quanto pior, melhor. Por isso pedimos que as pessoas denunciem, liguem mesmo para a PM, Guarda e que, quem faz isso, por favor, deixe de fazer”, finalizou Joaquim Soares.

 

As ações da Semsur em Dourados já foram responsáveis por recuperar toda a iluminação da avenida Guaicurus, recuperar os cemitérios municipais, estruturar o viveiro de mudas, estruturar a usina de asfalto de massa fria para cooperar com o tapa-buraco, incrementar a limpeza dos espaços públicos em todos os bairros, agilizar os procedimentos de limpeza de depósitos de lixo (outra situação de problemas com a conscientização) e ainda, a elaboração de projetos para a troca das lâmpadas da iluminação pública e a implantação dos Ecopontos.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO