Biblioteca Sesi ajuda alunos a desenvolver conhecimentos e habilidades em robótica no interior do Estado

Por meio do ensino da robótica, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi ajuda crianças e adolescentes a desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, contribuindo para a aprendizagem em vários aspectos. As aulas de robótica são gratuitas para estudantes da rede pública de ensino. Confira um resumo das atividades desenvolvidas nas unidades da Biblioteca Sesi no interior do Estado:

 

Naviraí – Durante as semanas de férias escolares, os alunos da Robótica e do Reforço de Alfabetização participaram de diversas atividades pedagógicas oferecidas pelas monitoras. Em uma das atividades, os estudantes visitaram as dependências da Escola Sesi e foram recebidos pela equipe TechVikings, vice-campeã regional do FIRST LEGO League (FLL). Vinícius Aguilera de Melo Silva, 12 anos, falou sobre a visita. “Foi muito bom, o pessoal é muito acolhedor, eles foram muito legais com a gente, nos ensinaram sobre uma programação no Arduino que eu não conhecia ainda. Aprendemos a acender uma luz de led e conhecemos um robô que vai para uma competição”.

 

Antônio João – A temporada amarela da Iniciação Tecnológica “Projeto Robótica” ensina os alunos a organizar, construir e programar os robôs Plataforma, Guincho e Ossos. Com o auxílio das monitoras e do manual de montagem, os jovens estão cada vez mais perto de realizarem as atividades com sucesso.

 

Bataguassu – As crianças da turma de robótica estão aprendendo a montar sozinhas o robô Cavalo, como parte das temporadas amarela e vermelha do Projeto Lego. Os estudantes usaram apenas o manual para realizarem com êxito a montagem do robô. “Conseguimos ver o grande avanço de vários estudantes, que antes tinham muita dificuldade e agora conseguem montar sozinhos os robôs”, contou a monitora Patrícia Carneiro.

 

Porto Murtinho – Os estudantes da temporada azul da Robótica construíram um barco a remo; Após a leitura da história em quadrinhos “Remo, Remador”, os alunos realizaram a construção do barco com auxílio das monitoras.

Terenos – Os alunos da Turma I, II e III matriculados no Projeto de Robótica iniciaram a construção do robô Goleiro. Para entrar no clima, a aluna Gabriela fez uma leitura sobre os goleiros mais famosos e depois escolheram as funções e iniciaram a construção. O robô foi testado no computador e os estudantes ficaram maravilhados com o resultado.