“Festival No Bueiro” terá início no dia 25 em Campo Grande; 25 artistas, além de 10 djs convidados, integram a programação

 

Com o intuito principal de inserir a dança como atração de destaque em eventos noturnos de Campo Grande, a 1ª edição do “Festival No Bueiro” acontecerá no próximo dia 25 de maio, e segue até setembro com outras edições por cinco bares da Capital.

 

“A entrada para o festival será gratuita e também tem como objetivo promover a expressão dos pesquisadores e trabalhadores da área da dança em contextos distintos de sua costumeira aparição, como por exemplo nos palcos, fortalecendo assim a divulgação, a pesquisa e a formação de público de dança no estado de Mato Grosso do Sul”, explica Maria Fernanda Figueiró, uma das idealizadoras do projeto.

 

 Em cada evento apresentarão cinco artistas da dança e dois djs. Somando todas as edições, 25 artistas da dança e 10 DJs convidados. Será feito também o recebimento de doações de itens de higiene básica que posteriormente serão doadas ao Asilo São João Bosco (ASJB). Além disso, todas as edições contarão com um intérprete de libras e acontecerão em locais com acessibilidade física.

 

O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e é fruto do evento cultural “Rolê No Bueiro”, um evento independente de dança que já realizou mais de 5 edições no estado de Mato Grosso do Sul. Uma parceria entre os artistas da dança Maria Fernanda Figueiró e Halisson Nunes, que juntos possuem uma empresa de produção cultural, realizadora do evento, denominada Manaká Cultural.

 

Halisson relembra que a primeira edição do evento aconteceu no Aporé Espaço Cultural, em 2022, e teve a casa cheia. “Na ocasião contamos com oito apresentações de dança de artistas de diferentes vertentes e mais dois djs convidados, que aqueceram a pista. Depois tivemos outras edições não só aqui em Campo Grande, como em Dourados também. Queremos com o projeto deixar em aberto algumas perguntas para o público, como por exemplo: ‘No Bueiro’ é o lugar da dança sul-mato-grossense? ‘No Bueiro’ é onde querem inserir os trabalhadores da cultura deste estado?”, frisa.

 

Além da programação nos bares, projeto oferece gratuitamente aos alunos de dança e teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), workshop de videodança intitulado “Ângulos da percepção”, ministrado por Chico Neller além de 15(quinze) vagas gratuitas para cada workshop que promova a pesquisa em dança.

 

PROGRAMAÇÃO

25/05

BAR UATAHELL – Rua 15 de Novembro, 797, das 19h às 00h

 

16/06

CAPIVAS BAR – Rua Pedro Celestino, 1097, das 19h às 00h

 

13/07

QUIÇÁ BAR – Rua Euclides da Cunha, 488, das 19h às 02h

 

10/08

VEXAME BAR – Avenida Calógeras, 3100, das 20h às 2h

 

07/09

EDEN BEER – Avenida Afonso Pena, 68, 18h às 23h

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO