Inaugurado posto de atendimento da Defensoria Pública na Rede Fácil, unidade General Osório, em Campo Grande

Para descentralizar os serviços e levar assistência jurídica gratuita à população, a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) inaugurou nesta quarta-feira (17), no Fácil Central de Atendimento ao Cidadão – unidade General Osório, um posto da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

A titular da Secretaria de Administração, Ana Nardes, ressaltou a importância de assegurar e ampliar o alcance de serviços essenciais aos cidadãos. “A iniciativa dá continuidade à política do Governo do Estado de levar atendimentos prioritários e essenciais mais próximos à população. A Defensoria Pública como instituição essencial na defesa do cidadão vai assegurar a assistência jurídica aos que necessitam de atendimento gratuito”, ressaltou.

Na ocasião, a secretária divulgou a ampliação de mais dois postos de atendimentos da Defensoria Pública nas Redes Fácil da Guaicurus e Aero Rancho, os espaços estão sendo adequados para receber as unidades.

De acordo com a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, a intenção é, mais uma vez, promover o acesso à Justiça aproximando, cada vez mais, a Defensoria da população.

“É uma prioridade da nossa gestão levar atendimento a quem mais precisa e, por isso, estamos diuturnamente avaliando e estuando os melhores meios para que isso aconteça. Em julho lançamos as Vans do Direito, que percorrem aldeias indígenas, favelas, realizam atendimento no período da madrugada às pessoas em situação de rua e também atenderão comunidades quilombolas. Agora, nas centrais dos Fáceis, nosso objetivo é estar ainda mais perto da população em um local que já oferece outros serviços públicos. Uma conquista que não seria possível sem a parceria com o governo do Estado, por meio da SAD”, explica a defensora-geral.

No posto de atendimento, a população poderá agendar atendimento com defensora ou defensor público, digitalizar documentos para ações, receber auxílio para audiências virtuais, extrajudiciais e judiciais e consultar processos judiciais. O funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O aposentado, Reinaldo Neres de Matos, foi o primeiro a ser atendido no posto. “Estou satisfeito com o atendimento que recebi e mais ainda, em saber que teremos um posto próximo da minha casa”

A unidade Fácil General Osório também reúne serviços oferecidos pelo Detran, Energisa, Secretaria de Justiça (Sejusp), correspondente bancário, Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Agência Fazendária (Agenfa) e Águas Guariroba.

No evento, estiveram presentes o secretário-adjunto da SAD Édio Viégas, o Secretário Estadual de Cidadania e Cultura João César Mattogrosso o 2º Subdefensor Público-Geral e coordenador dos postos da Defensoria nas Centrais de Atendimentos aos Cidadãos Anderson Chadid Warpechaski, o chefe de gabinete da Defensoria Pública José Gonçalves Farias, o Assessor para Assuntos Institucionais Pedro Paulo Gasparini, defensores públicos da regional, servidores técnicos da SAD e cidadãos moradores da região.

Serviço
Unidade Fácil do bairro Coronel Antonino

Rua Santo Ângelo, 51 – Cel. Antonino, Campo Grande – MS

Destaques

Política

Pais solteiros recebem R$ 4,1 bi em retroativo do auxílio emergencial

Os pais solteiros chefes de família que receberam as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial em 2020 receberão pagamento retroativo. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (24) medida provisória com crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões para o Ministério da Cidadania pagar parcelas antigas em dobro após a derrubada de um veto pelo Congresso Nacional […]