Prefeitura de Campo Grande inicia instalação de tendas para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios

A Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou nesta quinta-feira (30), a instalação de tendas e consultórios temporários nas dez unidades de urgência e emergência do município. A medida é uma resposta ao crescimento de pacientes com sintomas respiratórios que têm aparecido nas UPAs e CRSs da Capital.

Durante reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o prefeito Marquinhos Trad, ficou definida a instalação destas tendas a partir de hoje, com o objetivo de evitar uma desassistência nos atendimentos a pacientes com síndromes gripais. “Não vamos incorrer no mesmo erro que outras cidades do país, que perceberam o aumento no número de pacientes com gripe, mesmo em dezembro e deixou para tomar atitudes tarde demais”, garante o Prefeito.

Estas tendas estão sendo instaladas nas áreas externas das unidades, visando evitar contaminação cruzada de pacientes que não possuam sintomas respiratórios. “Será adotada a mesma estratégia que é utilizada com a Covid-19, onde quem é sintomático respiratório estará um local arejado para não colocar nenhum outro paciente em risco de contaminação”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

A instalação dos consultórios temporários é possível graças a uma parceria da Sesau com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e com a Fundação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems).

Para garantir o atendimento de qualidade e seguro à população, em alguns locais será necessária a interdição das vias em frente às unidades de saúde, como é o caso da UPA Universitário, UPA Vila Almeida, UPA Coronel Antonino e CRS Nova Bahia. Em todos estes locais, mesmo com interrupção do trânsito, o acesso ao bairro e demais regiões não será prejudicado.

O secretário de saúde espera que toda a estrutura esteja finalizada até o início da próxima semana, garantindo a qualidade no atendimento à população.

Confira os trechos de interdição:

  • UPA Universitário – Avenida Guaicurus, entre Avenida Gury Marques e Rua Marquês de Olinda, sentido à BR-163.
  • UPA Vila Almeida – Av. Ministro José Linhares entre a Rua Comercial e a Rua Yokoama, sentido à Avenida Presidente Vargas.
  • UPA Coronel Antonino – Rua Doutor Meireles, entre a Rua Caxias do Sul e Rua Uruguaiana, fechando os dois sentidos da via.
  • CRS Nova Bahia – Avenida Senhor do Bom Fim, entre Avenida Consul Assaf Trad e Rua dos Coqueiros, sentido ao bairro Estrela Dalva.

Destaques

Política

Pais solteiros recebem R$ 4,1 bi em retroativo do auxílio emergencial

Os pais solteiros chefes de família que receberam as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial em 2020 receberão pagamento retroativo. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (24) medida provisória com crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões para o Ministério da Cidadania pagar parcelas antigas em dobro após a derrubada de um veto pelo Congresso Nacional […]