Prefeitura de Corumbá começa parceria com Bombeiros para prevenção e combate ao fogo no Pantanal

A Prefeitura de Corumbá iniciou uma parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar para a prevenção e combate aos focos de incêndio, que já começaram a aparecer na região do Pantanal. Essa parceria acontecerá entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e o Sindicato Rural, para realizarem um trabalho em conjunto.

 

“Temos a maioria dos nossos pecuaristas, desde já empenhados para assim que virem um foco de incêndio nos avisarem e assim possamos realizar uma força tarefa para que eles também participem desse combate em campo”, explicou o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite.

 

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cassio Augusto da Costa Marques, a prefeitura entra com o apoio logístico durante as ações de combate. “Estamos planejando essas ações agora para que possamos ter uma estrutura montada para dar o suporte que a equipe de bombeiros necessitará quando a época das queimadas iniciar”.

 

Ana Claudia Moreira Boabaid, diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, lembrou que a sua equipe já vem realizando um trabalho de monitoramento. “Nós já temos o nosso engenheiro florestal monitorando a nossa região, mas agora com essa sala que o Corpo de Bombeiros criou vamos unir forças para que possamos interligar as informações e nos comunicar melhor com os produtores rurais da região e assim tentar evitar que tenhamos a mesma tragédia do ano passado”, pontuou Ana.

 

Segundo o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, o Tenente-Coronel QOBM Luciano Lopes de Alencar, esse trabalho de prevenção começou desde o primeiro semestre. “Estamos realizando um trabalho com os produtores rurais desde o começo do ano, onde capacitamos alguns de seus funcionários para que eles possam nos ajudar no combate a alguns focos de incêndio que possam surgir perto da sua região”.

 

“Graças a nossa ‘Sala de Comando de Sistema de Combate de Acidentes’, podemos ter noção do tamanho do fogo e assim determinar a quantidade do pessoal que encaminharemos. E neste domingo percebemos alguns focos de incêndios na região de Itumirim e já encaminhamos uma equipe com 56 homens para conter o fogo”, explicou o comandante Alencar.

 

A sala de combate e prevenção trabalha com um conjunto de satélites do INPE e com isso as imagens são atualizadas de 20 em 20 minutos, ele detecta um foco de incêndio de 2 km com isso a equipe pode se deslocar no lugar preciso.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO