Procon Estadual realiza ação de fiscalização em 12 municípios e autua 43 mercados com irregularidades

Campo Grande (MS) –  No período de janeiro a 17 de novembro do ano em curso, equipes da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS realizaram ações de fiscalização em 86 estabelecimentos especializados na comercialização de gêneros alimentícios entre mercados, supermercados e atacadistas em Campo Grande e cidades do interior do Estado. Do total,  43 ocorrências resultaram em autos de infração e igual número em relatório de visita, quando não foram constadas irregularidades relevantes.

 

Os problemas encontrados variam, sendo sua maioria produtos com prazo de validade  expirado, seguido de ausência de informações  essenciais, não cumprimento de ofertas e divergência nos preços entre os  expostos nas gôndolas ou nos produtos, e os efetivamente cobrados nos caixas.  Foram encontrados, também, itens reetiquetados ou que não expunham preços para venda.

 

Foram  registradas ocorrências de má prestação de serviços, principalmente em relação ao atendimento de em caixas preferenciais, prática abusiva na comercialização de cigarros além  de falta de produtos anunciados. Além de Campo Grande as ações do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, se desenvolveram outros 11 municípios.

 

Destaques