Queimadas: Com o período de seca, Prefeitura de São Gabriel do Oeste orienta sobre prevenção de incêndios

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Trânsito, estará intensificando no início do mês de agosto, as campanhas de prevenção e combate às queimadas no município. A ação busca orientar a população sobre os riscos de incêndios tendo em vista o período de seca intensa, que aumenta a probabilidade da ocorrência dos mesmos.

De acordo com o secretário da pasta, Eris de Oliveira Barbosa, este é o período mais crítico do ano, onde há uma grande incidência de incêndios no perímetro urbano, causando uma série de problemas, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. “Estamos em mais um período de estiagem, o que contribui para alastrar focos de incêndio que podem colocar a vida das pessoas e dos animais em risco. Precisamos reforçar a conscientização, por isso pedimos que a população nos ajude, não colocando fogo em capins, lixos domésticos ou folhas”, exemplificou.

O secretário ainda ressaltou que a queimada urbana é considerada crime e está prevista na Lei de Crimes Ambientais. “Orientamos aos munícipes a manterem seus terrenos limpos e capinados, evitando a vegetação seca; não jogar bitucas de cigarro no chão, não fazer fogueiras próximas de vegetação; evitar lixos com vidros e reflexivos em locais de reserva e principalmente, não queimar lixo urbano no quintal”, destacou Eris.

Ele ainda orienta que, caso algum foco de incêndio seja identificado, a medida imediata é o acionamento do Corpo de Bombeiros através do 193, informando a localização da queimada.