Setor de urgência da Rede de Saúde da capital recebe novos aparelhos

ZeroUmInforma

Os Centros Regionais de Saúde (CRS) 24 horas, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Mulher passam a contar com novos aparelhos de eletrocardiógrafos, telecárdios e detectores fetais. A aparelhagem é resultado de convênio de cooperação mútua firmado entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Universidade Anhanguera Uniderp e a Escola Paulo Freire para a cedência dos equipamentos que vão agilizar o atendimento de urgência na rede pública de saúde da capital.

equipamentos

A aquisição possibilita a agilidade na realização do exame de eletrocardiograma que detecta se o paciente está com princípio de infarto ou alguma arritmia cardíaca. Com os aparelhos, o paciente poderá receber o diagnóstico cardíaco imediatamente na unidade em que der entrada.

De acordo com a Coordenadoria de Urgência da Sesau, cerca de 100 mil pessoas são atendidas mensalmente nas unidades de urgência da Capital. O Centro de Saúde Regional do Guanandi e as UPA Coronel Antonino e Vila Almeida, por exemplo, são as unidades que atualmente apresentam a maior demanda de pacientes.

A gerente da UPA Vila Almeida, Rita de Cássia de Arruda explicou a importância dos aparelhos para a agilidade no atendimento. “O paciente que chega à unidade com queixas de dores do peito e suspeita de infarto, por exemplo, com o eletrocardiógrafo será diagnosticado na mesma hora pelo médico. Caso não houvesse o aparelho funcionando, tínhamos que encaminhar o paciente para outra unidade que tivesse a aparelhagem para então descobrir as causas dos sintomas”, conta Rita.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, com o convênio todas as unidades de urgência passam a ter aparelhos. “Conseguimos contemplar essas unidades de saúde que são o coração dos atendimentos em urgência na saúde pública”, salientou Jamal.

O secretário salientou ainda a importância do comprometimento dos profissionais da saúde e a valorização deles. “Estamos trabalhando em duas pontas da saúde: de um lado a valorização dos trabalhadores, garantindo boas condições de trabalho e realizando a capacitação desses profissionais com cursos de humanização, na outra ponta está o resultado final dessa valorização, que é garantir o atendimento de qualidade à população de Campo Grande”, explicou.

O convênio de cooperação mútua firmado entre as instituições e a Secretaria prevê, além da doação desses aparelhos para as unidades de saúde 24 horas da Capital, o estágio supervisionado para acadêmicos e estudantes da área de saúde para atuar na rede pública. Estão previstos ainda, a doação de sete monitores cardíacos e dez desfibriladores, com data a ser programada para a entrega.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO