UEMS, Unidade de Mundo Novo realiza III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural no dia 5 de agosto

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Mundo Novo, realizará, no dia 5 de agosto, o III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural, que terá como tema “Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável”. O evento ocorrerá sob coordenação do prof. Dr. Leandro Marra, com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia – esta ação deles integra a creditação de extensão no currículo destes alunos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da UEMS/Mundo Novo.

 

O worshop é fruto de uma parceria da UEMS com a família Vargas Baptista e ocorrerá no anfiteatro da UEMS/Mundo Novo. Podem participar alunos e professores da UEMS e também da rede pública e particular de ensino, além da comunidade em geral de Mundo Novo, Eldorado, Guaíra/PR e região.

 

Dos principais objetivos do encontro: divulgar a importância, a função e a contribuição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a conservação da natureza e seu potencial de conectividade física e funcional com outras áreas protegidas e discutir a importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista e Unidades de Conservação de seu entorno no Desenvolvimento Territorial Sustentável e na Segurança Hídrica.

 

Reserva Particular do Patrimônio Natural

 

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – Ernesto Vargas Baptista é uma Unidade de Conservação, criada em área remanescente em Porto Morumbi, a 20 Km de Eldorado-MS. Ernesto, nos anos 50, com seu irmão Leocindo, é considerado o fundador de Porto Morumbi. A RPPN fica no bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente. A localização geográfica é estratégica, encravada em área de relevância ambiental local, regional, nacional e internacional e de grande beleza cênica. Em extensão aproximada de 750m limita-se a oeste com a margem direita do Rio Paraná, em seu último trecho livre de represamento antes do Lago de Itaipu Binacional. A reserva foi classificada pelo Imasul como wetland.

 

Programação

 

Período da manhã

 

Credenciamento: 7h – 8h
Mensagem de Boas-vindas: 8h
Mesa Redonda: 8h20 – Tema: Investimentos Públicos e Desenvolvimento Territorial Sustentável na região da RPPN Ernesto Vargas Baptista
Palestra 01: A RPPN Ernesto Vargas Baptista e a comunidade de Morumbi. Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão
Palestra 02: Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho (Reitor da UEMS)
Palestra 03: Almirante Anatalício Risden Junior (Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional)
Palestra 04: Parcerias em ações de conservação de solo e água. Palestrante: Francisco Piroli (Prefeito de Sete Quedas e Presidente do Conisul)
Moderador: Prof Dr. Leandro Marciano Marra (UEMS/Mundo Novo)
Lançamento do livro: Reserva Particular do Patrimônio Natural e Educação Ambiental (Editora UEMS)

 

Almoço: 12h – 13h

Período da tarde

 

PAINEL 1 – Legislação e Corredores de Biodiversidades
Coordenação: Prof Dra. Milza Celi Fedatto Abelha (UEMS/Mundo Novo)
Palestra 01: 13h – 13h20 – O Ministério Público e a defesa do meio ambiente.Dra. Karina Ribeiro dos Santos Vedoato (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Palestra 02: 13h20 – 13h40 – Refúgio Binacional de Maracaju no contexto do desenvolvimento territorial sustentável e na segurança hídrica. (Representante Itaipu Binacional – Brasil).
Palestra 03: 13h40 – 14h – Refúgio Binacional de Mbaracayú: Centro Turístico e de Educação Ambiental. Cezar Mendoza (Ing. Ambiental – Itaipu Binacional Paraguai).
Palestra 04: 14h – 14h20 – Território do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná: experiências da restauração ecológica.  Ana Paula Ferreira da Silva (Coordenadora de Projetos da Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais).
Debate: 14h20 – 14h45 – Karina Vedoatto
Coffeebreak: 14h45 – 15h

 

PAINEL 2 – A conectividade das Unidades de Conservação e outras áreas protegidas
Coordenação: Prof Dr. Leandro Marciano Marra (UEMS)
Palestra 01: 15h – 15h20 – Os desafios da gestão compartilhada do   Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – Reginaldo Oliveira (Gestor do PEVRI)
Palestra 02: 15h20 – 15h40 – O Parque Natural Municipal de Naviraí – PMN – Luiz Alberto Ávila Silva Junior (Gerência de Meio Ambiente do Município de Naviraí-MS).
Palestra 03: 15h40 – 16h – RPPN Cabeceira do Prata: conservação ambiental, ecoturismo e produção agropecuária. Eduardo Folley Coelho (Proprietário da RPPN Cabeceira do Prata, localizada em Jardim – MS).
Debate: 16h – 16h30
Encerramento e considerações finais: 16h30.
ATRAÇÃO CULTURAL

Confira o folder do III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural da UEMS/Mundo Novo AQUI.