Evento no câmpus do Pantanal debate práticas de ensino inclusivas em parceria com universidades do Norte e Nordeste

 

As inscrições para o 1º Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva (CNPEEI) estão abertas. O evento será promovido nos dias 1º e 2 de agosto pelo Curso de Pedagogia e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Câmpus do Pantanal (CPan), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A programação híbrida irá promover discussões, reflexões e aprendizagens relacionadas ao desenvolvimento de práticas de ensino inclusivas para a Educação Básica.

 

A coordenadora do PPGE e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva, Bárbara Martins, comenta sobre a importância da parceria entre as instituições. “Uma preocupação que tínhamos na fase de planejamento se refere às assimetrias regionais do país, que também influem sobre aspectos educacionais, o que nos levou a propor um congresso que envolvesse as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os colegas da Ufam, Uepa e UFBA foram contatados, confirmaram o interesse das respectivas redes municipais de ensino pela realização do evento e passaram a trabalhar conosco na construção da programação e organização geral”.

 

Em Mato Grosso do Sul, o evento terá apoio da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá. “Nós esperamos ter uma grande participação de profissionais da educação, já que temos o apoio das Secretarias e, inclusive, na cidade de Corumbá, haverá a integração deste congresso, que será realizado em 1º e 2 de agosto, com o 2º Congresso de Educação da Rede Municipal de Ensino, que ocorrerá em 30 e 31 de julho. ou seja, serão quatro dias destinados à formação desses profissionais. Também acreditamos ter grande adesão por parte dos pesquisadores das áreas da Educação e Educação Especial em razão das temáticas e palestrantes, bem como da possibilidade de apresentação e publicação de trabalhos”, acrescenta Bárbara. 

 

Além de mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos, serão desenvolvidas 24 oficinas pertinentes ao desenvolvimento de ações inclusivas em sala de aula. Os principais temas abordados são: Desenho Universal para a Aprendizagem; a interface entre Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo; propostas pedagógicas inclusivas envolvendo diferentes públicos; tecnologias digitais e metodologias ativas no processo educacional inclusivo; tecnologias assistivas e comunicação alternativa.

 

“As conferências e palestras estão distribuídas entre as Universidades, de maneira que uma palestra que ocorrerá no Pará, por exemplo, será transmitida ao vivo para que os congressistas das demais localidades possam assistir através de uma plataforma de acesso restrito, fazer perguntas e comentários. A apresentação de trabalhos será totalmente virtual e as oficinas presenciais, por isso, não existe a possibilidade de participação 100% on-line. Cada congressista deverá informar qual a instituição onde realizará as atividades presenciais no ato da inscrição”, explica a coordenadora.

 

As inscrições estão abertas até 30 de julho, com vagas limitadas. Os interessados em apresentar trabalhos devem fazer a submissão até 15 de julho.

 

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