Governador Reinaldo Azambuja destaca pluralidade e continuidade na abertura de Festival América do Sul

Desfile de escola de samba, transformando rua em sambódromo, artesanatos e gastronomia de países como Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia, apresentação teatral e a música de Zezé di Camargo e Luciano. Assim foi o primeiro dia do Festival América do Sul Pantanal (FASP), na quinta-feira (14.11), em Corumbá.

 

E são a pluralidade e a integração da América Latina as marcas do Festival, que chega a sua 15ª edição, se consolidando como uma grande festa cultural. Neste ano são mais de 50 atrações, todas gratuitas.

 

Durante a abertura, o governador Reinaldo Azambuja destacou que apesar da crise que vários estados enfrentam, inclusive com atraso de salários, em Mato Grosso do Sul foi possível manter as contas em dia, obras e os festivais culturais. “Os governos enfrentam dificuldades. A maioria não consegue pagar a folha. E nos governos a primeira coisa que se corta é cultura e esporte, mas nós estamos fazendo diferente”, disse.

 

Reinaldo Azambuja afirmou ainda que o Festival América do Sul, que acontece até domingo (17.11), também é uma oportunidade para os turistas conhecerem as belezas do Pantanal Sul-mato-grossense. “Praias, existem muitas no mundo inteiro. Pantanal, só tem um e é aqui”.

 

De acordo com a secretaria de Estado de Cultura, Mara Caseiro, o Festival deve movimentar uma economia entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões em cinco dias de evento, com ocupação de hotéis e vendas em comércio, bares e restaurantes, entre outros.

 

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, falou da parceria do Governo do Estado com o Município e elogiou a escolha dos homenageados. Ele também destacou o aspecto econômico do evento. “Gera trabalho, renda e fomenta a economia. E é importante lembrar que Corumbá é o berço da cultura sul-mato-grossense”.

 

 

Pantanal Extremo

 

Antes da abertura do FASP 2019, o governador participou do lançamento do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, também em Corumbá. O maior evento de jogos de aventura do Pantanal vai até 17 de novembro e conta com mais de mil inscritos. A realização é da prefeitura, com apoio do Governo estadual.

 

Participaram dos eventos os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Mara Caseiro (Cultura), o diretor-presidente da Fundação Estadual de Esporte, Marcelo Miranda, presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa, deputada federal Bia Cavassa, deputado estadual Evander Vendramini, o comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, além de autoridades municipais.

 

Foto da semana – Aquário Natural – Baía Bonita (Bonito)

site http://www.aquarionatural.com.br