Aprovado Projeto de Lei de entrega domiciliar gratuita de Medicamentos na Câmara

ZeroUmInforma

Ontem (01 de outubro),  no dia internacional e nacional do Idoso, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou projeto de lei que assegura a entrega gratuita de medicamentos de uso contínuo para idosos e pessoas com deficiência.  A proposta foi apresentada pelo vereador Elizeu Dionizio (PSL) e subscrito pela vereadora Grazielle Machado (PR).

Grazielle Machado e Elizeu Dionísio (Foto: Divulgação)
Grazielle Machado e Elizeu Dionízio (Foto: Divulgação)

O Projeto de Lei visa assegurar aos deficientes e aos maiores de 60 anos o acesso ao atendimento pleno à saúde, garantido pela Constituição Federal (CF).

Elizeu Dionizio citou o artigo 196 da CF que preconiza: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Agora o projeto segue para  a sanção do prefeito que terá o prazo de 15 dias para sancionar ou vetar.

Se sancionado, o projeto torna-se Lei e a entrega do medicamento deverá ser feita pela Secretaria de Saúde Pública, através dos Agentes Comunitários de Saúde, após cada prescrição médica, dentro do prazo estipulado para término.

Para receber, o usuário deverá se cadastrar nas Unidades de Saúde da Família.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO