DECON apreende três toneladas de produtos clandestinos de origem animal

abate

ZeroUmInforma

Policiais Civis da DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), em ação conjunta com Fiscais Agropecuários da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), da Vigilância Sanitária Estadual e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), realizaram de 17 a 21 de novembro, fiscalizações nos municípios de Jaraguari, Bandeirante, Rochedo, Anastácio e Corguinho, no intuito de combater a concorrência desleal, os crimes contra as relações de consumo e o trânsito e comércio de produtos de origem animal clandestinos.
 
Durante a operação, foram realizadas fiscalizações em diversos estabelecimentos comerciais e também nas rodovias da região, sendo apreendidas 03 toneladas de produtos de origem animal clandestinos, dentre eles carnes bovinas, suínas, linguiça caseira e laticínios. No município de Anastácio, uma fábrica de iogurtes que funcionava de maneira clandestina foi fechada, e os produtos apreendidos pelos fiscais sanitários. De acordo com o delegado, Dr. Gomides Neto, “As condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais fiscalizados eram precárias ou até mesmo inexistentes, contrariando, dessa forma, todas as legislações sanitárias vigentes”.
 
As ações objetivam a orientação dos proprietários dos estabelecimentos fiscalizados, e dos motoristas que transitam pelas estradas da região.  A prática de transporte, manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios sem o cumprimento das normas sanitárias vigentes é usual em algumas regiões do Estado e necessita de fiscalização contínua.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO