Morre a professora Maria da Glória Sá Rosa

ZeroUmInforma – Faleceu ontem em Campo Grande foi sepultada nesta sexa-feira (29), a professora Maria da Glória Sá Rosa, 88 anos. Nascida no dia 4 de novembro, em Mombaça (CE), Glorinha – como era conhecida em seu círculo de amigos – havia sido internada no Hospital El Kadri, em Campo Grande, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Em sua carreira profissional, Maria da Gloria prestou relevantes serviços à sociedade em nome do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo desempenhado as funções de Secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social; Diretora Executiva da Fundação de Cultura; Presidente do Conselho Estadual de Cultura; Superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes; Presidente da Fundação de Cultura.

Lecionou Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Prática de Ensino de Português, nas principais Escolas Superiores e escolas secundárias, além dos idiomas Francês e Espanhol. Atuou durante 26 anos como professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenando e assesorando cursos universitários e núcleos de serviços culturais, proferindo conferências acadêmicas, coordenando festivais de teatro e música em Campo Grande. Foi fundadora da Aliança Francesa e do Cine Clube de Campo Grande.

Atuou junto a meios de comunicação com programas Intercomunicação na TV Morena, Mensagem ao Mundo Feminino na rádio educação rural, suplemento cultural para o caderno B do jornal Correio do Estado. Recebeu inúmeros títulos e honrarias como “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação”; “Cidadã de sua cidade”; Medalha do “Mérito Legislativo”; da “Ordem do Mérito do Estado” e a de “Honra ao Mérito”; além da Medalha da BPW/CG – 99;

Exercia ainda atividades como membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e ocupava a cadeira número 19 da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Entre as obras publicadas pela docente estão:

Estudo sobre Guimarães Rosa – 1967;
Análise Estrutural do Romance – 1971;
O Romance brasileiro atual Realismo Mágico e Realismo Mimético – 1976;
Análise Interpretativa do conto “Casa de Bronze” de João Guimarães Rosa – 1974;
Memórias da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul;
Deus quer, o homem sonha, a cidade nasce – “Campo Grande Cem Anos de História”;
Crônicas de Fim de Século – 2001;
Contos de Hoje e Sempre – Tecendo Palavras;
Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul (em parceria com Idara Duncan e Yara Penteado);
A Música de Mato Grosso do Sul, em parceria com Idara Duncan (FIC-MS, 2009);
A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores – 2011 (em parceria com a escritora Albana Xavier Nogueira).

Governo

O Governo de Mato Grosso do Sul lamenta a perda inestimável dessa que foi uma das maiores incentivadoras da arte do nosso Estado. Que Deus possa confortar os parentes e amigos neste momento de grande dor.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO