Para economizar em pagamento de aluguéis, prefeitura unifica instituto mirim

ZeroUmInforma –  O Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) fará a transferência da estrutura da unidade Carandá para a sede , na região central, com a finalidade principalmente de cortar gastos e facilitar a assistência aos jovens.

Além de assegurar a funcionalidade dos serviços oferecidos pelo insituto, a medida vai gerar uma economia de cerca de R$ 31,8 mil mensais. Esse valor corresponde ao custo de manutenção gasto atualmente pelo IMCG naquela unidade, cerca de R$ 15 mil, e outros R$ 16,8 mil que serão economizado em aluguéis, já que o prédio, que é da prefeitura,  passará a abrigar a Sectur, o Arca e um depósito, que hoje funcionam em imóveis locados.

Atualmente, a Prefeitura desembolsa R$ 7,5 mil ao mês com o prédio da Sectur, mais R$ 5 mil ao mês como da ARCA e R$ 4,3 mil com o do depósito.

O prédio utilizado desde 2009 pelo Instituto Mirim no Bairro Carandá Bosque (Rua Usi Tomi) tem 32 salas de aula, sendo que a entidade ocupa apenas cinco dessas salas e uma pequena parte da estrutura física do prédio – que é de propriedade do município-, o que corresponde a 20%. Mairy Batista de Souza.

Mairy Batista de Souza, presidente do instituto, explica que a sede do IMCG (localizado na Rua Anhanduí – anexo ao Horto) conta com 10 salas de aula.

Apenas cinco são utilizadas para as aulas e as demais, que hoje recebem atividades extras, estão disponíveis para atender a demanda de 250 jovens que estudam na unidade Carandá, sendo 125 por período.

O projeto para unificar as unidades segue um planejamento, que inclui a transferência da estrutura somente depois do encerramento do curso de qualificação em andamento, no final de junho. Não haverá transferência de alunos, já que uma nova turma iniciará o curso no segundo semestre.

_MAG7899A presidente do instituto explica que todas as atividades culturais e recreativas realizadas pelo Instituto Mirim sempre acontecem na sede da entidade (centro), que possui quadra coberta e auditório, além de biblioteca, salas de informática, cozinha ampla, refeitório, entre outros setores.

Outro fator que levou a entidade a realizar a mudança foi a questão do almoço. A refeição, que é produzida na cozinha da sede da entidade, precisa ser transportada para quase 200 alunos.

“Até o ano passado, menos de 200 jovens no total faziam a adesão do almoço na entidade, já que a refeição era cobrada com desconto de 5% do valor do salário mínimo, na folha de pagamento do jovem. A nova diretoria, em consonância com a prefeitura, entende que cobrar essa refeição é incompatível com a missão da entidade, que realiza um trabalho assistencial. Hoje, são 670 refeições fornecidas diariamente, sem qualquer custo para os nossos jovens, e parte dessa refeição precisa ser transportada até o Carandá. Além do custo com combustível e compra de milhares de embalagens descartáveis, sabemos que a refeição, ao ser embalada, não oferece a mesma qualidade quando servida no local onde é produzida”, justifica a presidente.

Mairy relata ainda que existe uma grande demanda de jovens que ao serem destinadas para a unidade do Carandá solicitam a mudança para o centro.

“Estou falando da maioria. O Carandá é considerado um bairro diferenciado, mais elitizado, o que conflita com uma entidade que atende jovens em situação de vulnerabilidade social. E ainda tem a dificuldade de acesso ao transporte público coletivo, que é um problema para grande parte do nosso público. No centro não existe esse problema”, considera Mairy, que lembra que os instrutores que ministram os cursos no Carandá são os mesmos da unidade centro. “Até mesmo para os funcionários se deslocarem fica mais difícil”.

A unidade Carandá emprega hoje seis funcionários, sendo quatro  para limpeza e serviços gerais, um  administrativo e um  coordenador. A entidade garantiu que esses trabalhadores terão seus empregos mantidos, sendo aproveitados na unidade centro.

Sobre a mudança, o prefeito Marquinhos Trad reforça que não haverá prejuízos para a sociedade e para a entidade. “A mudança do prédio tem como objetivo economizar e na unidade centro cabe perfeitamente o número de pessoas e de funcionários que estão no Carandá, ainda com sobra. No Carandá não ocupa nem 20% do prédio. Não tem razão de manter duas unidades”, disse.

 

Sobre o IMCG

Fundado em 1982, o Instituto Mirim de Campo Grande é uma entidade civil, sem fins lucrativos, e tem como objetivo preparar adolescentes para o primeiro emprego. Atualmente existem mil adolescentes, de 15 a 17 anos, inseridos no mercado de trabalho. Outros mil jovens estudam nas duas unidades do IMCG.

A equipe de profissionais é composta por professores, psicólogos, dentistas, médicos, assistentes sociais e outros profissionais.

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