Para o prefeito de Corumbá, Diagnóstico Logístico traz oportunidade de efetivar corredor ferroviário bioceânico

 

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a apresentação dos resultados preliminares do Diagnóstico Logístico do Mato Grosso do Sul. O estudo é elaborado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e conta com a parceria c

 

om a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.  Os dados foram apresentados na noite desta segunda-feira, 08 de novembro, na sede da Associação Comercial.

 

O Diagnóstico Logístico do Mato Grosso do Sul busca identificar e analisar alternativas para otimizar a movimentação de cargas com o uso da multimodalidade, buscando eficiência nos campos tecnológico, energético, social, econômico e ambiental. O estudo  irá apresentar uma visão do futuro e as principais estratégias de intervenção pública e privada voltadas à articulação física do estado e à reorganização das suas cadeias logísticas, orientando o desenvolvimento estadual nos próximos 15 anos.

 

Marcelo Iunes destacou que a Prefeitura já trabalha a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas. O prefeito ressaltou que o Município integra o grupo de trabalho que debate a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina.

 

“Para nós aqui em Corumbá, o objetivo é a geração de emprego. Com a ferrovia voltando a funcionar teremos essa situação acontecendo. Temos aqui em Corumbá, no Pantanal, ciclos de seca e cheia, que fazem a gente depender do nível do rio. E, o transporte por rodovia também encarece o produto e acaba, infelizmente, danificando nossas estradas. Então, a solução é a ferrovia”, disse o chefe do Executivo corumbaense.

 

“Fico feliz em participar desse evento para que a gente consiga colocar em prática a utilização da nossa ferrovia. Com certeza, a consolidação dessa rota viabiliza um aumento muito importante nas exportações e importações feitas a partir da nossa cidade. Isso sem dúvida gera mais empregos e renda para nossa população”, disse o prefeito.

 

Por vídeo, o ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, participou do evento. “É importante que esse estudo seja feito diante do impacto que pode representar para o município de Corumbá a crise hídrica. Vimos os seus primeiros sinais, no meu entendimento é que eles são reversíveis, mas com contornos de caráter recorrente. Por isso, tomei a liberdade de entrar em contato com o prefeito Marcelo Iunes para iniciarmos uma série de entendimentos, também com a ferrovia boliviana Oriental, com os portos chilenos de modo a mostrar a viabilidade técnica da integração ferroviária entre Corumbá e o Norte da Argentina. Esses entendimentos estão avançando e identificamos um grande potencial de comércio, até hoje inexplorado e que esperamos que venha se desenvolver nos próximos meses”, disse Parkinson, que também é coordenador Geral de Assuntos Econômicos da América Latina e Caribe, do Ministério das Relações Exteriores.

 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, que trata diretamente dos trabalhos para viabilização do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina, explicou que a iniciativa visa que Corumbá se torne um importante polo de ligação ferroviária entre os portos do Oceano Atlântico e Pacífico.

 

“A ideia é trazer para discussão o fato de que Corumbá não é um ponto final da malha oeste (da ferrovia). Queremos mostrar a atratividade da atividade ferroviária porque há possibilidade de alcançar o Pacífico por uma malha ferroviária já existente. É trazer para discussão que Corumbá não é um ponto final e nem origem. Mostrar que temos um potencial de grande fluxo de produtos da Argentina, do Chile, da Bolívia, de importação da costa oeste americana, do mercado asiático, todo via portos do Pacífico. Essa é a tônica, trazer para a discussão esse potencial”, disse.

 

O Diagnóstico Logístico do Mato Grosso do Sul foi apresentado por Cícero Rodrigues de Melo Filho, da EPL (Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal). O estudo – ainda preliminar – trouxe dados socioeconômicos de Corumbá referentes às perspectivas; resultados previstos; indicativos dos projetos que estão sendo elaborados para a região.

 

“Apresentamos um pouco do volume de investimentos previstos para Corumbá, não só do Governo Federal, mas também do Governo Estadual. Reforçamos que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, está imbuído do intuito de realmente fazer a retomada da malha oeste ferroviária, da hidrovia. Temos três projetos de dragagens previstos para a região de Corumbá. A questão da BR-262 trabalhamos fortemente junto ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas (da Infraestrutura). Esse diagnóstico é para que vocês possam nos ajudar, para que possamos levar essas ideias não só para dentro do Governo do Estado, mas pra dentro do Governo Federal,  da Receita Federal para que a gente possa trazer mais desenvolvimento para a região. Há muitos negócios para se instalar em Corumbá”, disse o assessor de Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Lucio Lagemann.

 

Também acompanharam a apresentação do Diagnóstico Logístico, o secretário Luiz Antônio da Silva (de Governo); o assessor especial Élbio Mendonça e o vereador Manoel Rodrigues.

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