Senado convoca ministro para falar sobre conflitos de terra entre índios e produtores

ZeroUmInforma

Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) decidiram convocar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo para falar sobre os conflitos de terra envolvendo índios e produtores rurais.

Ministro deverá dar explicações sobre atitudes do governo sobre demarcações de terras indígenas (Foto: Divulgação)
Ministro deverá dar explicações sobre atitudes do governo sobre demarcações de terras indígenas (Foto: Divulgação)

A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (24), depois da ausência do ministro por três vezes, apesar dos convites feitos pelo colegiado. A data ainda será definida, mas o ministro deverá comparecer em, no máximo, 30 dias.

O texto da convocação aprovada pela Comissão ressalta “o clima de tensão e a possível conflagração de conflitos agrários em diversos estados. Se o governo federal não tomar atitudes concretas, podemos ver o derramamento de sangue na luta pela terra”, diz o requerimento aprovado. O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams foi incluído no requerimento e será convidado a participar do debate com José Eduardo Cardozo.

O senador Waldemir Moka (PMDB) apoiou a convocação do ministro. “É preciso incluir no orçamento da União o custo da desapropriação, pois o que está acontecendo é uma injustiça com os produtores rurais que estão perdendo suas terras e, muitas vezes, o próprio sustento”, disse o parlamentar sul-mato-grossense.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO