Casos de Covid-19 aumentam e Santa Casa de Campo Grande suspende visitas para conter risco de vírus no hospital

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer em todo o Brasil e tem preocupado as autoridades de saúde. Mas para quem trabalha na linha assistencial, como é o caso da Santa Casa de Campo Grande, com atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades, esse aumento de casos preocupa mais, principalmente porque o hospital ainda não se recuperou do impacto da primeira onda.

 

O médico José Roberto de Souza, diretor-técnico do hospital e presidente do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19, aponta o relaxamento das ações preventivas por parte da população como uma das causas para esse crescimento na média móvel de casos na Capital.

 

“As pessoas começaram a ignorar a presença do vírus e esse relaxamento das medidas de segurança é um dos principais motivos para este crescimento no número de casos. Nos preocupa muito esse avanço da doença e medidas precisam ser tomadas”, comentou o médico.

 

Para conter esse avanço e evitar que a doença se espalhe dentro do hospital, algumas medidas já serão adotadas a partir desta semana, seguindo decisão do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 que se reuniu em busca de soluções para ajudar o hospital a passar mais uma vez pela situação.

 

“Temos que tomar medidas e dar exemplo e uma delas é a restrição das visitas aos pacientes internados já a partir desta quinta-feira, dia 26 de novembro. Diminuindo a circulação de pessoas dentro do hospital conseguimos proteger não apenas os pacientes que estão internados por outras comorbidades, mas também o corpo técnico assistencial, ou seja nossos profissionais”, destacou, lembrando que esta foi uma das medidas tomadas na primeira onda de contágio e ajudou a evitar novas contaminações.

 

Dr. José Roberto orienta ainda para a população retomar medidas simples. “Algumas situações passaram a ser ignoradas, como o uso de máscara que segue sendo uma medida que ajuda muito, além da lavagem das mãos com água e sabão, assim com desinfecção com álcool”.

 

Nos últimos dias a taxa de ocupação dos leitos Covid-19 no hospital cresceu de forma acelerada. A Unidade de Terapia Intensiva destinada exclusivamente para pacientes com Covid-19, no dia 13, tinha 20% de ocupação. Já no último sábado atingiu 100% e segue sem vagas. Na enfermaria Covid os números também cresceram, passando de 90% a taxa de ocupação.

 

Suspensão de visitas

 

A partir desta quinta-feira (26 de novembro), as visitas estarão suspensas por tempo indeterminado em enfermarias e UTIs. Os acompanhantes para os casos de pacientes que estão previstos em Lei deverão realizar a troca de turno nos horários das 7h às 9h e das 17h às 19h.

 

Para solicitar informações dos pacientes críticos internados nas Unidades de Terapia Intensiva do hospital, o horário dos pedidos será das 14h às 21h30, no Serviço de Atendimento ao Cliente da Santa Casa de Campo Grande pelo WhatApp 67 98472 5160 (somente mensagens).

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO