Cidade Empreendedora: Porto Murtinho adere a programa para desenvolvimento local e fortalecimento dos pequenos negócios

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (17), em Porto Murtinho, o prefeito do município, Nelson Cintra, formalizou a parceria com o Sebrae/MS para a execução do Cidade Empreendedora – programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

 

Como Porto Murtinho está em uma posição estratégica, na fronteira com o Paraguai e é um dos principais municípios que integram a Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, o gestor municipal afirma que a adesão ao programa vem como ferramenta para ajudar a cidade a se estruturar e conseguir atender as novas demandas que irão surgir a partir do funcionamento do corredor rodoviário.

 

De acordo com Nelson Cintra, dentre os principais objetivos deste trabalho em conjunto com o Sebrae está a melhoria do comércio local. “Queremos fortalecer os nossos empreendedores, gerar mais emprego e renda. Já fiz outros projetos com o Sebrae anteriormente e tive muito sucesso, tenho certeza de que desta vez não vai ser diferente. Não tem por que eu ser prefeito e não prestar um bom serviço para a sociedade. Esse é meu objetivo, atender o povo de Porto Murtinho”, pontuou o prefeito.

 

Na solenidade de assinatura, também esteve presente o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que enfatizou a importância da Rota Bioceânica para o Estado, já que 68% das exportações sul-mato-grossenses são destinadas ao mercado asiático e o corredor rodoviário vai permitir que o transporte seja feito de forma mais competitiva. Além disso, também reforçou como a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho vai fazer com que os comerciantes, e a população como um todo, estejam preparados para a nova realidade.

 

“A integração entre Paraguai e Brasil vai trazer mais competitividade e desenvolvimento. Vamos produzir mais e com o programa Cidade Empreendedora, vamos ter a qualificação das pessoas para que elas possam conduzir melhor o seu negócio. O Sebrae é um instrumento fantástico de segurança para o bom empreendedor. Desde que ele seja disciplinado e ouça os técnicos do Sebrae, a performance da empresa melhora. A assinatura desse contrato vem para viabilizar o desenvolvimento regional com o empreendedorismo e com a geração de oportunidades. É acreditar no poder do comércio local para fortalecer a economia”, reforçou o governador.

 

Já como representantes do Sebrae/MS, participaram da solenidade o presidente do Conselho Deliberativo (CDE) da instituição e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck e o diretor-superintendente, Claudio Mendonça. Além dos conselheiros do CDE Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), e Marcelo Turine, Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Com a contratação do programa, o Sebrae/MS acompanha o município durante 15 meses e, em Porto Murtinho, o trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo.

 

De acordo com Jaime Verruck, a ideia é proporcionar o desenvolvimento local e auxiliar a população. “Estamos preocupados em preparar as pessoas de Porto Murtinho e da região para receber o crescimento que vai ser proporcionado pela Rota Bioceânica. Quando nós trazemos o Cidade Empreendedora, estamos dando sinal para que os empresários se preparem e para que a população se qualifique, pois vão surgir novas oportunidades e possibilidades. Sabemos que vão vir pessoas de fora, por isso quem é da cidade precisa estar pronto. Viemos preparar o município que é o centro da Rota Bioceânica para o desenvolvimento”, ressaltou Verruck.

 

Para fortalecer o comércio local, segundo Claudio Mendonça, uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções aos pequenos empresários que, em Porto Murtinho, representam 83% da densidade empresarial, de acordo com dados da Receita Federal do último ano. Já a outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios.

 

“Em Porto Murtinho há todo um trabalho que está sendo feito para o município crescer e o que a gente quer é incluir o pequeno negócio. Estamos aqui trabalhando junto a Câmara de vereadores, para que o empresário possa encontrar uma legislação favorável ao desenvolvimento. Além disso, queremos que esse pequeno empreendedor possa preparar o seu negócio, através de um financiamento, da melhora de gestão, de produção ou da prestação de serviço para que ele possa crescer junto com Porto Murtinho”, ressaltou Claudio.

 

A cerimônia de assinatura veio como uma formalização da parceria entre a prefeitura e o Sebrae/MS, pois em Porto Murtinho a execução do Cidade Empreendedora teve início no dia 12 de abril com a ação Sebrae na sua Empresa, quando agentes visitaram os pequenos negócios para identificar dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e propor soluções. Desde o início da ação, mais de 80 empreendimentos foram visitados. Neste ano, além de Porto Murtinho outros já 19 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao Cidade Empreendedora.

 

 

FONTE: SEMAGRO MS

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO