Alunos põem a mão na massa e aprendem culinária no Maria Constança

Aquele cheirinho de pão saindo do forno ou do arroz que acabou de ficar pronto inspirou estudantes e professores da EE Maria Constança Barros Machado, no centro de Campo Grande, a incluírem na lista de disciplinas opcionais aulas de Culinária. O colégio é um dos doze do Estado que tem oferecido ensino diversificado para complementar a grade curricular de tempo integral.

 

Entre os estudantes, as aulas têm feito sucesso tanto entre os que pretendem ser profissionais da Gastronomia quanto os que têm aprendido a se virar na cozinha. “Está sendo maravilhoso conhecer profissionais da gastronomia e ter essa oportunidade de aprender, não só para hoje, mas para levar para vida toda, afinal, todo mundo precisa saber cozinhar”, conta a estudante Giovanna Verão.

 

Intitulado Mãos na Massa, o projeto é desenvolvido semanalmente, e os estudantes iniciam o aprendizado com a história regional que envolve o prato a ser preparado. A turma formada por 25 estudantes do ensino médio é subdividida em duas categorias: Cozinha Regional e Da vó.

 

Na primeira, um chef convidado leva uma receita presente na cultura sul-mato-grossense, como a paçoca pantaneira e a sopa paraguaia. Pela cozinha da escola, já passaram chefs renomados como Edu Rejala, Dedê Cesco, Delapa e Telma Anes. “A culinária nos permite viajar por diversas nações, aprendendo um pouco de matemática, história, geografia, química, física, biologia e nutrição”, destacou a professora de Física, tutora do Projeto, Ellen Regina Barbosa.

 

EE Maria Constança Barros Machado, na Capital, tem como uma das disciplinas opcionais, aulas de Culinária

 

Na cozinha Da vó, as aulas se assemelham às disciplinas de economia doméstica amplamente ensinadas nas escolas por diversos países. O objetivo é ensinar os estudantes a prepararem seu próprio alimento, de forma saudável, sabendo lidar com determinado orçamento e evitando desperdícios. “Queremos formar protagonistas capazes de compreender que a culinária é uma área do conhecimento que envolve saberes científico e artístico”, detalhou a professora.

 

No caso do Maria Constança, as receitas são caseiras e afetivas, como pão de leite, cueca virada, bolo de chocolate e torta de frango e incluem dicas de preparo para que eles aprendam a reproduzir em seu dia a dia. Na comemoração dos 63 anos da escola, foram os alunos que prepararam o cardápio da festa.

 

Para o encerramento do projeto, a escola pretende lançar um e-book, no final deste ano, com a participação do fotógrafo e padrinho do Projeto, Vinícius Aurélio, ao lado da chef, Dedê Cesco, e que tem retratado os pratos produzidos pelos estudantes.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO