SEMEA: conscientização com animais da Lagoa Maior tem auxiliado no socorro

As capivaras da Lagoa Maior já fazem parte do cotidiano dos moradores do Município e, têm despertado cada vez mais a atenção, cuidado e afeto dos frequentadores do local. Na sexta-feira (15), populares acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) para prestar socorro a uma capivara filhote que estava machucada.

 

O filhote havia sido agredido por um macho adulto e, caso as pessoas não tivessem interferido e comunicado à SEMEA, o animal poderia ter morrido. Segundo o secretário da pasta, Toniel Fernandes, o socorro foi feito pela veterinária Andréia Santana à capivara ferida e solicitou encaminhamento ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

 

 

“Ela estava bastante machucada, com uma ferida exposta na barriga e perdendo sangue. Rapidamente a veterinária fez os procedimentos para ser levada ao CRAS. É comum os adultos agredirem filhotes, mas, isso comove a qualquer um, por que é como se fosse uma criança. Ultimamente a população tem nos ajudado muito com este lado protetor e atenciosos aos animais, fazendo denúncias, comunicando fatos e até cuidando do animal até a chegada da equipe”, disse Toniel.

 

De acordo com Andréia, o filhote com aproximadamente um mês de vida, apresentava as vísceras expostas, através de uma abertura no abdômen, causada por mordida. No CRAS, o animal passou por uma cirurgia no intestino (enteroanastomose), mas não resistiu e acabou morrendo.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO