São Gabriel do Oeste: Saúde alerta para risco de dengue, zika e chikungunya

A Secretaria de Saúde emitiu um alerta para o risco de epidemia de doenças como a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde, do dia 1 de janeiro ao dia 12 de março, 139 novos casos de dengue foram notificados, 1 de zika e outro de chikungunya.

 

De acordo com a secretária executiva do Comitê de Mobilização de Combate ao Vetor Aedes aegypti e também Coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ilaine Marocco, os dados epidemiológicos alertam para a necessidade de intensificação de ações de eliminação dos focos do mosquito em todo município. “Com o aumento das temperaturas e das chuvas, é necessário que haja um reforço na estratégia de combate ao Aedes para impedir a proliferação do vetor”, comentou.

 

O Comitê, que realiza reuniões periodicamente, debateu em seu último encontro, medidas e ações que deverão ser executadas em conjunto com a comunidade a respeito da importância da prevenção à dengue, zika e chikungunya, bem como do combate ao Aedes. “Estamos elaborando uma Campanha que em breve será divulgada através de folders, anúncios e mídias sociais para auxiliar e conscientizar sobre a importância da colaboração da comunidade na manutenção de seus terrenos para eliminação do Aedes, que deposita larvas em locais com água parada”, disse Ilaine.

 

“Medidas simples como manter bem tampadas caixas e tonéis de água, recolher vidros, latinhas, tampinhas, sacolinhas plásticas, lonas e lixos, acondicionar pneus e vasilhas em locais cobertos, trocar água dos vasos de plantas, garantem em grande parte a diminuição de criadouros do mosquito em ambiente doméstico”, informou a Coordenadora. “A administração tem trabalhado constantemente no enfrentamento ao Aedes. Atividades de vistoria, orientação e prevenção estão sendo reforçadas, principalmente, nas áreas de maior incidência, mas precisamos da colaboração de todos para eliminar o mosquito”, finalizou.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO