Assomasul: Prefeito Pedro Caravina diz que não cabe mais administração pública sem excelência de gestão

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, disse na quarta-feira (14), durante abertura do Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil Etapa MS, que não cabe mais administração pública sem excelência de gestão.

 

O evento foi aberto pela manhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença de autoridades estaduais e nacionais.

 

O fórum é promovido por meio de parceria entre o governo do Estado, o Ministério da Economia e a Assomasul com objetivo de fortalecer a gestão pública usando uma única plataforma para obtenção de recursos financeiros oriundos de transferências voluntárias.

 

O dirigente municipalista elogiou a nova plataforma dizendo que ela, além de outros fatores importantes, não é engessada, aceita sugestões de propostas em torno de eventuais mudanças visando seu aprimoramento.

 

 

Caravina enalteceu as parcerias públicas, lembrando a boa experiência que teve em 2013, ainda no seu primeiro mandato como prefeito de Bataguassu, com o Siconv (Rede de Convênios), o qual, mais tarde, já como presidente da Assomasul, passou para os demais municípios por meio de cursos de capacitação realizados em todas as regiões do Estado.

 

Disse que à época contou com o notório trabalho de Luiz Carlos Morente, coordenador da Rede Siconv no Estado, aquém fez boas referências em sua fala.

 

“Não cabe mais administração pública sem excelência de gestão. A política mudou, a gestão pública mudou, o administrador público, lógico, ele é um agente político, mas tem que se aproximar daquilo que é melhor para a população através de resultados e, para ter resultados precisa de números, para ter número a gente precisa de ferramenta. Assim como o Siconv aprimorou a sua ferramenta, esta ferramenta de gestão (Rede + Brasil) vai auxiliar, avaliar como está a sua gestão, prefeitos e prefeitas, e fazer com que possa melhorá-la”, acrescentou.

 

Ele lembrou que há dois anos o Siconv era pouco explorado, uma vez que era usado praticamente para se conseguir emendas parlamentares, embora tinha muito mais a oferecer, principalmente os recursos disponibilizados nos ministérios que dependiam da apresentação de projetos.

 

“Ao assumir a Assomasul, seria egoísmo de nossa parte se não auxiliássemos os demais prefeitos para que eles pudessem utilizar a plataforma e trazer investimentos para seus municípios. Aí fizemos uma parceria com o governo, fizemos a capacitação nas regiões, onde vários municípios estão se cadastrando, isso é muito importante para trazer mais recursos para Mato Grosso do Sul, discursou.

 

 

Modelo atual

 

Na prática, o evento pretende debater caminhos para melhorar a gestão dos recursos, dar maior transparência ao uso do dinheiro público e ter mais efetividade nas políticas públicas implementadas com verba da União.

 

Caravina disse que o novo modelo é muito mais amplo e o Siconv vem dentro desta Plataforma.

 

“Acho que é importantíssimo esse Fórum em Mato Grosso do Sul, esperamos que tenhamos ótimas ideias, não é um projeto engessado, aceita sugestões, aquilo que puder ser implementado a gente vai fazer e depois levar cursos de capacitação dessa Plataforma para os municípios com mais uma parceria com o ministério da Economia e do governo do Estado com apoio da Assembleia e de outros órgãos”, finalizou Caravina.

 

Conforme o coordenador da plataforma em MS, Luiz Carlos Morente, Mato Grosso do Sul é recordista em projetos firmados com o Governo Federal no período 2015/2017 e um superlativo de 249 convênios aprovados pela União, que garantem repasses de verbas a serem destinadas para as áreas de saúde, saneamento e infraestrutura.

 

“Quando pensamos em trazer esse fórum para Campo Grande, foi com o intuito de auxiliar na gestão através da integração e compilação de boas práticas de gestão, visando o aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, e o aumento da capacidade de geração de valor”, definiu Morente.

 

Fonte: Assomasul

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO