Prefeitura do município de Aquidauana incentiva produção agrícola dos moradores das aldeias indígenas

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Produção, começou o ano de 2022 incentivando a produção agrícola das aldeias do município. Na manhã desta quarta (5), a secretária de produção Naiara Nogueira Arguelo entregou ao cacique da Aldeia Limão Verde, Antônio dos Santos Silva, 200 kg de sementes de milho para serem plantadas e produzidas naquela comunidade. A compra dessas sementes foi realizada com recursos próprios da prefeitura. No total, foi adquirida uma tonelada e meia de sementes de milho. A Secretaria de Produção está organizando um cronograma de entregas das sementes para todas as aldeias do município. A prefeitura também disponibilizou este ano dois engenheiros agrônomos: Ariel Crivelare e Tainara Terena, que serão os profissionais responsáveis por toda a assistência técnica aos produtores indígenas.

 

Conforme o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro destacou, essas ações de incentivo a agricultura familiar visam promover o acesso a alimentação e incentivar a produção agrícola nas comunidades indígenas do município e faz parte das políticas públicas de sua gestão de atendimento aos pequenos produtores. “Oferecemos a essas pessoas dignidade porque por meio do seu trabalho, elas produzem seu próprio sustento e vão oferecer uma melhor qualidade de vida para seus familiares”, avaliou o prefeito.

 

De acordo com a secretária Naiara, a Prefeitura de Aquidauana resolveu investir na compra dessas sementes com recursos próprios para fomentar as diversidades do plantio e visa também a produção sustentável e geração de renda a partir do cultivo do milho.

 

A secretária também pontuou que a contratação dos engenheiros agrônomos tem por objetivos orientar os produtores indígenas a diminuir o intervalo de plantio e colheita, combater doenças e pragas, ajudar na análise e correção do solo. Esses profissionais ficarão inteiramente à disposição dos produtores para sanar todos os tipos de dúvidas. Conforme Naiara, este projeto também será expandido para a compra de outras sementes, promovendo a variedade de culturas produzidas no meio indígena.

 

O cacique da Aldeia Limão Verde, Antonio Santos Silva, destacou que a atual administração tem feito um atendimento de excelência na comunidade local. ¨As ações no setor de produção na aldeia são muito significativas para nós; traz mais uma fonte de renda para nossa comunidade e o atendimento da prefeitura tem sido muito importante na fomentação da nossa economia proporcionando alimentos para consumo nosso e para a comercialização”, finalizou o cacique.

 

Fonte: Agecom

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO