Empreendimento: Agraer promove cursos de panetones e bolachas natalijnas para agricultoras familiares de Terenos

 

No período de fim de ano, é comum que muitas pessoas tenham o desejo de aproveitar as festividades para aumentar a renda. Pensando nisso, é que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Rural e Extensão Rural) promoveu um curso sobre produção de bolacha natalina e de panetones para mulheres agricultoras familiares (assentamentos Santa Mônica e Nova Querência) do município de Terenos.

 

As aulas foram ministradas em duas etapas pelas servidoras da Agraer: a extensionista rural Maria Elieuza Viana, do escritório local de Campo Grande, e pela nutricionista do setor de Agroindústria e Compras Públicas, Maria Tainara Carneiro.

 

 

“O primeiro curso promovemos em setembro [dia 20.09], no PA Santa Mônica para um grupo de quatro mulheres. Com o sucesso que tivemos, organizamos outro para o final de novembro [23.11], no PA Nova Querência. Dessa vez, para um grupo maior, com 22 mulheres que residem nos dois assentamentos”, explica a servidora Maria Elieuza.

 

“A capacitação com enfoque em produções natalinas possibilita às agricultoras conhecerem novas receitas passíveis de elaboração em suas residências para o consumo familiar e como alternativa de comercialização. Além disso, são momentos de trocas de conhecimentos, experiências e fortalecimento de vínculos de amizade entre as participantes”, afirma Maria Tainara.

 

 

A ideia das aulas surgiu devido as festividades natalinas e o conteúdo foi montado com base nas tendências de mercado. “Na prática, as alunas aprenderam a produzir duas receitas de panetones com a adição de recheios diferentes, como as gotas de chocolate, além, é claro, das tradicionais frutas cristalizadas. Outra receita ensinada foi da bolacha natalina, com cobertura de glacê de claras em neve”, frisa Elieuza.

 

A parte nutricional também foi outro cuidado da ação, observa a nutricionista Maria Tainara. “Trabalhamos questões como a importância dos ingredientes no desenvolvimento das receitas e noções de boas práticas de higiene da manipulação de alimento”.

 

 

Além das iguarias de Natal, as agricultoras tiveram uma aula especial sobre produção de macarrão caseiro de massa fresca. Técnica ensinada pela produtora Dalva, que produz o produto a partir dos seus equipamentos industriais.

 

“Todas as mulheres relataram que a capacitação abriu novas oportunidades e conhecimentos. Ao final, elas agradeceram à equipe da Agraer e há o planejamento de futuras ações”, diz Dalva.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO