Assistência técnica da Agraer ajuda desenvolver piscicultura em Jaraguari beneficiando 91 agricultores familiares

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) vêm realizando cursos de capacitação na área da piscicultura em Jaraguari e na segunda-feira (16) o diretor-presidente André Nogueira Borges visitou o município onde acompanhou toda cadeia produtiva do peixe.

 

“A presença da Agraer em todos os municípios de Mato Grosso do Sul é de extrema importância para o acompanhamento e crescimento dos agricultores familiares. Hoje estamos acompanhando toda essa cadeia produtiva aqui em Jaraguari e podemos ter noção de como funciona o desenvolvimento da piscicultura. São dois pequenos produtores que, após a assistência técnica da Agraer, já mostraram resultados positivos em termos de lucro e desenvolvimento. Foram cinco cursos de capacitação de piscicultura no município desde 2018, o que já vem mostrando resultados positivos como o que estamos vendo aqui na região” comemora o Diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges.

 

De acordo com o coordenador local da Agraer no município Mamede Borges, 91 agricultores familiares receberam orientações de como realizar a produção de peixes no ano de 2018.

 

“A intenção da Agraer é alavancar a produção de peixe do município e profissionalizar o produtor rural para que haja o desenvolvimento e aumento da renda dessas famílias. A parceria com a prefeitura possibilita que eles tenham assessoria desde a perfuração dos tanques até a entrega da matéria-prima para a população” explica Mamede.

 

“A parceria da prefeitura, do produtor e da Agraer tem trazido desenvolvimento na área rural do nosso município. Nossa responsabilidade, especificamente na piscicultura, é entrar com o maquinário para abertura dos tanques. Nosso objetivo é firmar mais parceria com os produtores que já realizaram o curso profissionalizante da Agraer e dar continuidade nesse desenvolvimento. Estamos vendo o quanto esses produtores evoluíram e queremos levar isso para outros piscicultores de Jaraguari” diz o prefeito Edson Nogueira.

 

Francisco Lúcio Assis começou a produção de peixe de forma esportiva, para familiares e amigos, após a orientação e assistência da Agraer em parceria com a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dobrou seus tanques e atualmente está encerrando o 1º ciclo de produção que tem duração de um ano.

 

“A nossa evolução e produção é muito significativa e também posso garantir que é muito lucrativa. Graças a toda a rede de assessoria nós passamos de quatro para oito tanques e estamos tendo resultados acima da média proposta para esse primeiro ciclo. Estamos firmando parceria com empresas de abate e filetagem do próprio município, o que fortalece a cadeia regional desde o início da produção até a comercialização” comenta o piscicultor.

 

O peixe, após pescado, é vendido para uma Unidade de Beneficiamento de Produtos Pescados a E&D pescados que é do agricultor familiar Divino Furtado de Moraes. O peixe passa para um tanque de descanso e os selecionados vão para os tanques de pesque e pague e o restante para abate e filetagem que é comercializado no próprio local.

 

“Ter um fornecedor próximo, que tem um produto de qualidade faz com que a população consuma mais e valorize o seu produto. Nós também recebemos da Agraer a assistência técnica para obter a autorização do SIM – Sistema de Inspeção Municipal que fiscaliza o sistema sanitário do local e a comercialização de produtos de origem animal. Somos o primeiro de Jaraguari a receber o documento do Sim e isso agrega ainda mais valor ao nosso peixe. Tudo isso vem sendo construído com parcerias e investimentos de todos. A ideia é que continuemos a crescer e nos desenvolver para alavancar Jaraguari e os produtores da cidade” comenta Divino.

 

A Agraer está presente nos 79 municípios do Estado e os produtores rurais que quiserem saber mais sobre cursos, dias de campo, assistência técnica, projetos ou qualquer outra dúvida, devem procurar a unidade de sua cidade.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO