Casa da Mulher Brasileira começa a ser construída em Campo Grande

ZeroUmInforma

CASA

Até o final do ano, as Políticas Públicas para Mulheres receberão um significativo reforço para suas ações. Há cerca de 30 dias, a Prefeitura de Campo Grande já deu início à construção da Casa da Mulher Brasileira. Localizada no Jardim Imá, a Casa da Mulher Brasileira está sendo construída com recursos federais, na ordem de R$ 7,3 milhões. A edificação terá pouco mais de 3.600 metros quadrados de área construída. No momento, o projeto encerrou a fundação. A previsão é que a obra seja inaugurada em novembro próximo.

No Brasil, serão construídas 27 casas, sendo 26 nas capitais e uma no Distrito Federal. O governo federal fica responsável pela construção do espaço, enquanto os governos locais assumem a administração e coordenação. “As mulheres de nossa Capital terão um espaço com toda estrutura e todas as situações serão encaminhadas de forma humanizada”, assegura a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liz Derzi de Matos. Para ela, o bom relacionamento entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo Federal tem sido fundamental para a execução de projetos como este, “importante como apoio à garantia dos direitos e conquistas de novos”, frisou Liz.

Mesmo tendo sido criada em 2013, foi somente na gestão de Gilmar Olarte foi nomeada a titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Disposta a se integrar, o mais rápido possível, a toda rede de proteção, desde que assumiu, há cerca de 20 dias, Liz Derzi de Matos já manteve contato com a Delegacia da Mulher, com a Subsecretaria da Mulher e Promoção da Cidadania entre outros órgãos. “Nossa meta é dar uma grande contribuição para que a rede de proteção seja cada vez mais fortalecida e, desta forma, possamos avançar na conquista dos direitos das mulheres, independente de raça, credo e classe social!, destacou a secretária Liz Matos.

O projeto – A Casa da Mulher Brasileira é um projeto do governo federal, previsto no programa “Mulher, Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A ideia é reunir, num único espaço, todos os serviços destinados para as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social: Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, vara especializada em gênero, posto médico e salas para o atendimento psicossocial e de qualificação profissional.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO