Desfile será o ponto alto das comemorações do Dia da Independência

ZeroUmInforma

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Comando Militar do Oeste (CMO) realizam neste sábado (7) o desfile cívico militar em comeração ao Dia da Independência do Brasil, fato que completa 191 anos. Serão 2.640 militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), órgãos da Segurança Pública e civis vão se apresentar para um público esperado de 10 mil pessoas. 07tropas07

 O evento começa às 8h10min.Os militares estarão posicionados no cruzamento entre as rua 14 de Julho e Maracaju. As autoridades chegam ao palanque às 8h45min para acender a Chama Sagrada da Pátria.

 Na sequência, tem início o desfile com a participação de oito instituições (entre escolas e associações), com cerca de 600 integrantes da: Cidade dos Meninos; Associação BSGI, Escola Espírita Anália Franco; Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues; Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade;  Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís; Escola Municipal Elpidio Reis e Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos.

 As tropas “a pé” do Exército dão continuidade ao desfile, seguidos dos militares da Base Aérea de Campo Grande, do Pelotão da Marinha e do Corpo de Bombeiros.

 

A Força Terrestre, representada pelo Comando Militar do Oeste, contará com grupamentos dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), do Colégio Militar de Campo Grande, dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, dos ex-integrantes da Missão de Paz no Haiti, além das Organizações Militares do CMO que levarão para a 14 de julho viaturas e carros de combate, como o M-60, de cerca de 52 toneladas.

 Já a Segurança Pública do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul será representada por cerca de dez militares do Corpo de Bombeiros que se apresentam com viaturas de resgate.

 O grupamento motorizado e blindado, composto de diferentes modelos de viaturas, encerra a apresentação terrestre, abrindo espaço para a demonstração dos helicópteros e aeronaves do 3º Batalhão de Aviação do Exército e da Base Aérea de Campo Grande.

 

Estrutura

Para proporcionar comodidade e segurança ao público que vai acompanhar a apresentação, serão montados 300 metros de arquibancada (três módulos de 100 metros cada – entre a Praça Ary Coelho e a rua Dom Aquino) e dez banheiros químicos estarão espalhados ao longo do trajeto do desfile. Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil (estadual e municipal) também estarão a postos no evento.

 O palanque das autoridades – com capacidade para 130 pessoas – estará disposto na avenida Afonso Pena, no cruzamento com a rua 14 de Julho. No local, haverá área reservada para a imprensa. O percurso do desfile será feito no sentido contrário da rua 14 de Julho, da rua Antonio Maria Coelho até a rua XV de Novembr

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO