Distribuição de ramas para agricultores de assentamento potencializa cultivo de mandioca em Taquarussu

O escritório local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Taquarussu realizou a distribuição de ramas de mandioca da variedade BRS 429 para 22 agricultores do Assentamento Bela Manhã.

 

A equipe da Agraer fez contato com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e conseguiu amostras da rama de mandioca da variedade BRS 429, que foram transportadas do Câmpus Regional de Diamante do Norte para o município.

 

Lá tem um colégio agrícola, então, no ano passado, a prefeitura buscou essas amostras e contamos com a ajuda de um produtor que plantou essa variedade. Agora foi feita a colheita da mandioca e a distribuição para os agricultores. Ela chega a ser 30% mais produtiva e tem um sabor bem superior à mandioca tradicional”, explica o coordenador municipal da Agraer em Taquarussu, Johnny M. Marques.

 

O agricultor Ivo Bueno realizou o primeiro plantio para a multiplicação das ramas. Ele já trabalha com milho e mandioca e acredita que a nova variedade vai potencializar sua produção. “A BRS 429 é muito boa, com raiz reta, grande, cozinha bem, descasca bem, e com boa produtividade. Cada pé rendeu em média 5 kg”, relata.

 

A variedade é altamente produtiva, apresenta moderada resistência a bacteriose e ao super alongamento, as raízes são cilíndricas mais longas e uniformes, conferem bom aproveitamento comercial, polpa amarela intensa, sabor superior e textura farinácea.

 

A ação de transferência de tecnologia foi realizada pelo coordenador municipal da Agraer em Taquarussu, Johnny M. Marques, e pelo coordenador municipal da Agraer em Nova Andradina, Rodrigo Zanoni, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquarussu.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO