Faltam 50 dias para a Corrida do Pantanal, em Campo Grande, e ainda dá tempo de se organizar e treinar para a prova

 

Expectativa e muita empolgação para o dia 8 de outubro, quando será realizada a Corrida do Pantanal, a maior corrida de rua do Centro-Oeste. A 50 dias da competição, tem gente preocupado com a preparação e tem gente que ainda nem começou a se preparar. Apesar da data próxima, ainda dá tempo de se organizar e treinar para a prova.

 

“Mas não dá mais para adiar o início do treinamento. Precisa começar hoje mesmo”, avisa a profissional de educação física e responsável técnica da Corrida de Pantanal, Tatiane Rodrigues da Silva. Ela ainda reforça que é preciso ter cuidado na ter alguns cuidados e o ideal é procurar um profissional da área.

 

“Treinar em local plano, evitar as subidas para o corpo ir se adaptando aos poucos. Alternar corrida e caminhada, por exemplo, começar o treino com uma caminhada de 10 a 15 minutos para aquecer, depois corre por 2 minutos, caminha por 3 minutos, e assim sucessivamente, de duas a três vezes na semana, com dias de descanso intercalados. Mesmo para a prova de 5 quilômetros, é bom começar a dar um estímulo para o corpo, para que seja um percurso tranquilo, sem sufoco”, orientou Tatiane. 

 

Para quem já está no ritmo dos exercícios, o momento é de intensificar os treinos. É importante ainda lembrar sempre de não chegar ao limite, para não ter nenhuma lesão até o dia da prova, manter a constância dos treinamentos é bem importante e, claro, não desistir agora que já está quase chegando o dia 8 de outubro.

 

Alimentação e hidratação

 

Já a nutricionista do Sesi Thayna Gil fez alerta para o tempo quente e seco dos últimos dias. “Não consumir a quantidade de água que deveria traz prejuízos para o rendimento dos treinos. A desidratação pode causar dor de cabeça, náusea e até desmaio. Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e conseguir desempenhar com sucesso a atividade”, esclareceu.

 

Outra recomendação é treinar nos horários mais frescos, no começo da manhã, final do dia ou à noite, e evitar o horário entre 10h e 16h. Além de ter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, porque eles trazem os nutrientes, vitaminas, minerais, que são importantes para ajudar na questão de disposição, de ter energia para correr.

 

Treinos mais intensos

 

A analista de mídias sociais Rúbia Pedra Recaldes vai participar da Corrida do Pantanal pela primeira vez. “Escolhi por ter sido uma boa prova no ano passado, bem organizada. Decidi participar para ter um momento de lazer diferente com meu namorado e minhas amigas, uma programação que saísse da rotina, e também para ter esse estímulo de treino e melhora na qualidade de vida, estou bem animada”, comentou.

 

Faltando 50 dias para a prova , ela reconhece que precisa se exercitar mais. “Vou fazer a caminhada de 5 quilômetros, então sei que preciso treinar antes para o corpo acostumar com a distância. Em casa, eu já faço treino aeróbico, agora vou começar a caminhar em uma praça do meu bairro e no Parque das Nações para conhecer o trajeto”, explicou.

 

Já jornalista Alanis Netto Lopes quer melhorar o desempenho. Ela contou que em 2022 não estava treinando o quanto deveria e sentiu que faltou fôlego na Corrida do Pantanal. “Estou começando a me programar para treinar certinho, para fazer um tempo melhor e curtir o percurso. Meus pais correm há muitos anos e sempre me incentivam a participar de provas de rua. No ano passado, me inscrevi na competição por influência deles e amei. Pena que gente só larga juntos, não aguento o pique deles”, descontraiu.

 

Clube de Corrida Sesi Esporte

 

Os treinos de graça seguem até o final do mês de setembro. Em agosto, ainda tem duas datas de treinamentos. No sábado (19/08), no Parque Ayrton Senna. E, no domingo (27/08), no Parque dos Poderes. Sempre às 7h.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO