Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian supera metas do Plano de Melhoria da Qualidade 2021

Hospital Universitário atingiu 70% dos dez requisitos essenciais priorizados no Contrato de Objetivos firmado com a Ebserh Sede

 

O Plano de Melhoria da Qualidade (PMQ) é o conjunto de estratégias a serem aplicadas para o alcance de um resultado desejado, possuindo um tempo de duração, apresentado em documento estruturado com base na identificação das causas principais e dos fatores que contribuem para o não cumprimento dos requisitos de qualidade, identificados a partir de análise realizada pelos envolvidos no processo.

 

Em 2020, a partir da 1ª Avaliação Interna da Qualidade, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), com a coordenação do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), identificou 10 requisitos essenciais não conformes, priorizados pelo hospital, no âmbito do Programa e Selo Ebserh de Qualidade.

 

Na sequência, firmou o Contrato de Objetivos 2021, assinado entre a Ebserh e o Humap, e que apresenta como metas relacionadas ao PMQ: elaboração dos planos de melhoria para os 10 requisitos essenciais não conformes, e obtenção, em 2021, de pelo menos 60% de conformidade dos requisitos essenciais não conformes da 1ª Avaliação Interna da Qualidade.

 

A execução destas ações definidas no PMQ foi realizada ao longo dos anos de 2020 e 2021 pelos setores responsáveis Humap, com a coordenação do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), com o registro do andamento e do status de cada ação em planilha eletrônica do PMQ pelo aplicativo Teams.

 

O Humap conseguiu atingir as duas metas relacionadas ao PMQ previstas no Contrato de Objetivos, firmado com a Administração Central da Ebserh, perfazendo um total de 70% de conformidade dos requisitos essenciais não conformes, superando a meta estabelecida.

 

“Atingir a meta do Plano de Melhoria da Qualidade é de grande importância, pois as metas atingidas neste plano trazem o aprimoramento das condições de trabalho, otimizam os processos, aumentam a produtividade interna, estimulam o desenvolvimento da qualidade na instituição e garantem a satisfação dos usuários, trazendo o comprometimento coletivo dos colaboradores da nossa instituição”, ressalta a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Suênia Ferreira de Sousa.

 

10 requisitos essenciais

– Implementar estratégias do uso racional de hemocomponentes;

– Adotar medidas de segurança do paciente durante o atendimento de reabilitação;

– Realizar mensalmente o monitoramento e avaliação do Painel de Indicadores de Qualidade e Segurança do paciente.;

– Apoiar a seleção e o monitoramento dos indicadores institucionais;

– Prover a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água de acordo com protocolo;

– Possuir sistema de documentação e registros correspondentes ao projeto de prevenção de incêndio com as devidas anotações de Responsabilidade Técnica;

– Possuir programa para garantir proteção contra incêndio e fumaça;

– Capacitar a equipe quanto ao programa de segurança contra incêndio e fumaça;

– Implementar o Protocolo de Identificação do paciente;

– Identificar os pacientes usando no mínimo dois identificadores padronizados.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

 

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

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