IFMS forma técnicos para indústria que mais emprega no Norte do Estado

O curso técnico integrado em Alimentos é oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Coxim, município da Região Norte do Estado, onde a indústria do segmento alimentício é a que mais gera empregos, segundo dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).

 

De acordo co o Panorama MS Industrial, das 301 empresas instaladas no Norte de Estado, 54 são da indústria de Alimentos e Bebidas. Somadas, essas empresas empregam 2.680 trabalhadores, o que corresponde a mais de metade da mão de obra do setor industrial na região. A coordenadora dos cursos do Eixo Tecnológico em Produção Alimentícia do Campus Coxim, Roselene Oliveira, explica qual a atuação do técnico na indústria de alimentos.

 

Em termos de empregabilidade, a coordenadora destaca algumas opções na Região Norte. “O técnico pode atuar em laboratórios de indústrias de processamento de carne, laticínios, usinas de açúcar e álcool e ainda em uma cervejaria instalada em Rondonópolis”.

 

Achou a área interessante e que saber como são as aulas práticas no curso técnico integrado em Alimentos? O Evandro Oliveira, aluno do IFMS em Coxim, explica direitinho.

 

A coordenadora dos cursos do Eixo Tecnológico em Produção Alimentícia do Campus Coxim, Roselene Oliveira, explica qual a atuação do técnico na indústria de alimentos.

 

Em termos de empregabilidade, a coordenadora destaca algumas opções na Região Norte. “O técnico pode atuar em laboratórios de indústrias de processamento de carne, laticínios, usinas de açúcar e álcool e ainda em uma cervejaria instalada em Rondonópolis”.

 

No IFMS, o estudante do curso técnico integrado tem ainda a oportunidade de fazer pesquisa aplicada. Na área de alimentos, há estudos sobre produção de carnes de javali e búfalo, iogurte saborizado com frutos do cerrado e até sobre a inserção de insetos na alimentação humana como fonte nutricional, ente outros.

 

Exame de Seleção 2018

 

O ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS é feito por meio uma prova com questões de português, matemática e conhecimentos gerais. Para concorrer, basta ter o ensino fundamental completo.

 

Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas da formação técnica ao mesmo tempo.

 

Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas em nove opções de cursos oferecidos em dez municípios. Em Coxim, são 80 vagas para o técnico integrado em Alimentos.

 

O interessado deve fazer a inscrição até 3 de novembro. Na página do Exame, tem o passo-a-passo de como se inscrever, o acesso ao sistema de inscrições e todas as informações sobre o processo seletivo.

 

Produção Alimentícia

 

O Campus Coxim abriu a primeira turma do curso técnico integrado em Alimentos no ano de 2011. A fim de oportunizar a verticalização do ensino nessa área, em 2015 a unidade passou a oferecer também o curso superior de Tecnologia em Produção Alimentícia.

 

Atualmente, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), são 196 estudantes matriculados no eixo, sendo 118 no curso de nível médio e 78 na graduação.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO