Imasul recebe peixes e inicia estratégia de povoamento dos tanques temáticos do Aquário do Pantanal

 

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) visitou na quarta-feira (16) as novas dependências da quarentena dos peixes do Aquário do Pantanal e acompanhou a equipe do Laboratório de Ictiofauna do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no recebimento e preparação de um lote com 3 mil exemplares de peixes de água doce.

 

A entrega foi a primeira, de um total de 16 mil exemplares que devem chegar nos próximos dias e faz parte da estratégia do Imasul para o povoamento do Aquário do Pantanal. Acompanharam a visita o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a diretora de Desenvolvimento, Thais Caramori e o superintendente de Meio Ambiente Turismo, Pedro Mendes.

 

No início da semana, o Aquário do Pantanal começou a receber os peixes que ficarão nos tanques do circuito interno. Ao todo, 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul foram soltos no Tanque Veredas, o primeiro dos 18 tanques que levam ao túnel principal. O Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte.

 

Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

 

Segundo o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, “todos os protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal.

 

Depois de pronto, o Aquário do Pantanal servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

 

São 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

 

A inauguração do Aquário do Pantanal está prevista para a última semana de março.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO