Maternidade da Santa Casa de Campo Grande é referência estadual em parto de alto risco

ZeroUmInforma – A maternidade da Santa Casa de Campo Grande, localizada no terceiro andar do prédio, é referência estadual para gestação de alto risco, recém-nascidos portadores de cardiopatia congênita, neurocirurgia e cirurgia pediátrica. O setor atende urgência e emergência obstétrica 24 horas por dia, possuindo dois ambulatórios de gestação de alto risco e dois ambulatórios de seguimento dos recém nascidos de risco.

O hospital, é o único de Campo Grande que possui credenciamento no Ministério de Saúde para atendimento as gestantes de alto risco. “Nós temos profissionais qualificados e preparados e nossos equipamentos são próprios para as gestantes com gravidez de alto risco”, afirma o coordenador do Centro Obstétrico, medico Márcio Rezende.

Em 2016, a maternidade realizou 2310 partos. Destes, 240 foram partos cesárias de alto risco e 81 partos normais de alto risco. Ao todo, 320 gestantes passaram por tratamento clínico de alto de risco onde 223 casos foram as grávidas diagnosticadas com pré-eclâmpsia, doença que atinge pelo menos 5% das mulheres em gestação.

Vinte e quatro pacientes foram tratadas na Santa Casa com diabete gestacional e 13 passaram por tratamento clínico de diabete pré-existente. Onze trataram cardiopatia e 13 por gemelaridade. O hospital prestou assistência a dez mãezinhas que tinham alguma anormalidade fetal. Por hipertensão pré-existente foram nove pacientes tratadas e 17 por DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez).

“Nós atendemos gestantes de Campo Grande e do interior do Estado. Todos os casos que chegam para a Santa Casa nossa resolutividade é 100%. Não encaminhamos as pacientes para outras instituições”, afirma Márcio Rezende.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO